segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A volta do Burlesco e as Pin-Ups modernas


Cinta-liga, batom vermelho, cachos glamourosos, com uma aura inocente porém de tom provocativo e instigante marcam o visual retrô que tem influenciado muitas celebridades. O estilo pin-up está em alta, tanto que a revista Vanity Fair, traz todo mês um especial com jovens atrizes, todas no estilo pin-up. O visual sexy, que passa longe da vulgaridade, é referência no estilo da cantora Katy Perry que diz 'O look pin-up nos lembra de como a mulher pode ser sexy sem ser vulgar, destacando sua individualidade e atitude no visual'. Christina Aguilera e Gwen Stefani, também adotam o visual.

O movimento Pin-Up surgiu em meados de 1890, porém foi em 1940 que se popularizou. Tanto que algumas famosas da época, como Marilyn Monroe, tornaram-se grandes representantes do estilo, assim como ilustrações e até desenhos animados que representam o estilo e são populares até hoje como Betty Boop. Durante a Segunda Guerra Mundial, tornou-se tão popular que muitos soldados carregavam fotos e Posters de atrizes da época, tanto que o termo pin-up surgiu do ato de pendurar (pin-up na tradução em inglês0 as fotos das mulheres.


Uma das representantes modernas mais famosas do estilo pin-up, é a Dita von Teese. Dita é considerada a representante internacional da volta do burlesco. Ex mulher de Marilyn Mason, desde o fim dos anos 90 quando virou modelo da Playboy Enterprise, sua carreira alavancou e tornou-a responsável por disseminar o estilo.
Esse 'revival' do burlesco, chamado de neoburlesco, também é visto hoje no Brasil. Numa mistura do antigo teatro burlesco com cabaré, mulheres com roupas retrô, fazem exibições extravagantes como as de Dita Von Teese. A americana Michelle L'Amour, ícone do neoburlesco trouxe em 2006 o estilo ao Brasil quando se apresentou em um bar em São Paulo. Sua performance inspirou muitas dançarinas no Brasil.


Mas a popularidade do burlesco tem tudo para crescer e tornar-se febre com a estréia do musical, Burlesque que marca a estréia de Christina Aguilera como atriz e trás no elenco a maravilhosa Cher, que já conquistou o Globo de Ouro de melhor canção original com 'You Haven´t Seen the Last of Me', trilha de Burlesque, escrita por Diane Warren e com uma interpretação de tirar o fôlego de Cher. Estreiou em fevereiro no Brasil, mas promete revolucionar a moda íntima brasileira.

O termo burlesco vem do latim burrula, que significa brincadeira, farsa - em português, burla. O term refere-se portanto, na arte de enganas. Com origem no final do século 19, a arte burlesca trata-se de uma apresentação teatral, diferente do que muitos pensam, não se trata de strip tease, mas sim de uma paródia ou sátira, uma paródia sensual, mas nunca vulgar. O Burlesco surgiu como gênero teatral junto às operetas, uma manifestação popular com o objetivo de satirizar o divertimento das classes mais abastadas.

Nova York, Los Angeles e São Francisco são cidade que atualmente contribuem com o revivalismo do conceito que iniciou-se na década de 90. Hoje, o neoburlesco é composto por muitas artes performáticas, incluíndo o striptease, de forma mais sensual e menos sexual, pois na dança burlesca as roupas nunca são totalmente tiradas. Calcinhas rendadas, tapa sexo e tapa-seios permanecem até o final da performance, pois a graça do burlesco está na provocação. Adereços vistosos também são utilizados, como plumas, além do humor negro, cabaret, entre muitas outras expressões da arte performantiva.

Vamos torcer para o movimento crescer no Brasil, afinal eles representam a expressão e cultura de uma época que convenhamos, nunca saiu de moda!


Bjssss!!!!


2 comentários:

  1. Filhota o q um espartilho e uma super maquiagem fazem com uma mulher nao eh?

    axo tao linda uma mulher vestida assim..mas o povo mistura esse estilo com de mulher vulgar..nao acho correto...

    beijoks
    www.vidamisturada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Uiii!!!
    Qta sexualidade!!!
    Amei tudoooooo!!Seguindo c certeza.
    Sucesso linda!
    Passa no meu blog!
    http://pfmaislinda.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pela opinião!