Olá Lulus!
Hoje vou falar de uma coisa diferente, começando por umas perguntinhas:
Você é daquelas pessoas que sonham com um dia de 30 horas? (outro dia vi esse pedido no mural de um amigo no facebook), que reclamam que o tempo passa voando? E que você não deu conta de fazer metade do que tinha para fazer naquele dia? Infelizmente esse é um problema muito comum nos dias de hoje, principalmente entre o público feminino, que em geral tem a famosa jornada dupla: de trabalho e casa. E esse estresse gerado pela “corrida contra o tempo”, estimula a liberação de substâncias pelo organismo que podem prejudicar seriamente a sua saúde física e mental, te roubam anos e qualidade de vida. Do que adianta viver muito sem qualidade, né?
Mas fique tranqüila, invista um pouco do seu tempo lendo esse post até o final, que você vai perceber que com algumas pequenas mudanças de pensamento e atitudes, você já vai ganhar mais horas no seu dia.
O Christian Barbosa, gentilmente, me deu permissão para usar algumas dicas do seu livro aqui nesse post, mas siga meu primeiro conselho: leia o livro na íntegra, você não irá se arrepender, é voltado para o público feminino, de fácil leitura e entendimento, divertido e têm até dicas de como arrumar seu guarda roupa, para não perder tempo escolhendo a roupa que vai vestir!!! Ah e tem vários testes para você medir como anda a sua distribuição do tempo. E não dá para negar, toda mulher adora fazer um teste!! (tá...menos o da balança...)
Então vamos lá, aqui eu vou dar três:
1- Entenda como se divide o tempo: Segundo o Christian, o tempo é uma tríade composta de atividades importantes, urgentes e circunstanciais.
- Importantes: são aquelas atividades que você faz e vão te trazer algum resultado relevante, e que você tem tempo para fazê-lo. Ou seja, a curto, médio ou a longo prazo você será beneficiada de alguma forma e você pode conduzir essa atividade no ritmo certo, por exemplo: faculdade, uma atividade no trabalho cumprida dentro do prazo, um esporte, etc.
- Urgente: são atividades que você tem que fazer de qualquer maneira, mas em que o tempo está escasso ou já se esgotou. São os famosos imprevistos (esses você não pode dominar, uma doença, um acidente, como exemplo), ou exigências e mudança de planos na última hora. E o pior: é que grande parte das atividades urgentes, já foram coisas importantes no passado (ou seja, você tinha tempo e prazo para resolver) que você acabou deixando para última hora e acabaram virando urgentes.
- Circunstanciais: é toda atividade que você gasta tempo fazendo e que não te gera resultado algum, ou seja, tempo jogado no lixo (Christian, desculpa a livre tradução, rsrs).
Considero essa uma das principais dicas, por que se você conhece como e onde está gastando o seu tempo, é mais fácil de concentrar o esforço e a energia no que é realmente importante.
2- Listinha: Faça uma listinha de coisas a fazer durante o dia, elencando as prioridades, e não se esqueça de anotar tudo no mesmo local. Desista dos post its grudados pela tela do computador, eles voam e sua atividade importante (ou pior, a urgente) voam junto também.
3- Um tempo só seu: Reserve um tempo do seu dia para fazer uma coisa que você gosta, qualquer atividade, o importante é que ela seja capaz de te trazer bem estar, poder ser: um café, uma ida no cinema, na livraria, no shopping, só cuidado com as compras! Não vá arranjar outro problema para se preocupar depois – a conta do cartão de crédito! Eu sempre falo que eu adoro gastar o dindin das minhas amigas, quando tenho que economizar, sempre me ofereço como companhia para compras com as amigas, me sinto muito feliz dando opiniões sobre os vestidos e sapatos alheios!
Pois é, queridas Lulus, pensem com carinho nesse assunto, a administração da sua vida é fundamental para que você utilize as 24 horas do seu dia com qualidade, e consiga dar atenção devida a todas coisas que você precisa fazer, e o melhor: Terminar a o dia com a sensação de dever cumprido! Com todos os fios de cabelo no lugar!
Indico ainda a leitura do post em meu blog, se você se interessou por esse tema:
Bjos!