Há alguns dias recebi o seguinte questionamento de uma leitora do meu blog pessoal:
“...como fazer dieta sem ter crises nervosas? Eu fico quase depressiva quando penso em dieta... Me dá estresse, fico chorosa... É um caos!!” Aninha Barreto
Esse é um assunto tão interessante que resolvi escrever um post sobre isso e dividir aqui com as leitoras da Cia da Lulu!
Primeiro passo:
Antes de iniciar uma dieta, você precisa se fazer algumas perguntinhas básicas, como:
- Por que eu preciso fazer dieta ou mudar meu hábito alimentar? (Quero perder peso, quero uma vida mais saudável, etc.).
- O quanto eu estou disposta a mudar? (Numa escala de 0 a 10, sendo zero para “nenhum pouco” e 10 para “totalmente”).
- E se eu já tivesse conseguido fazer a dieta, quais seriam os resultados? (Vou melhorar minha saúde, vou perder uns quilinhos, vou entrar naquele vestido, etc.).
- Porque esses resultados são importantes para mim? (Vou me sentir mais disposta, mais feliz, mais bonita, etc.).
Essas perguntas são importantes, porque você precisa estar disposta a mudar, se não, fazer dieta vai ser uma tortura mesmo. Quando você tem metas e sabe aonde quer chegar e sabe quais resultados quer ter, o caminho para chegar lá é mais fácil de ser trilhado.
Segundo passo:
Fracione suas refeições (acho que já falei isso aqui pelo menos umas 3 vezes), muita gente pensa que para ter uma dieta de sucesso precisa passar fome. Grande engano!
Se você passa grandes períodos sem comer, o organismo guarda mais energia em cada refeição, fazendo o oposto daquilo que você quer (guarda mais calorias). Além de liberar doses aumentadas de cortisol, hormônio do estresse, que ainda por cima estimula o depósito de gordura abdominal.
Terceiro passo:
Faça trocas inteligentes:
- Se livre das calorias vazias, que são aquelas calorias contidas em alimentos que, em geral, não vão lhe trazer benefício algum, são calóricos e tem poucos ou nenhuns nutrientes (ex: bebida alcoólica, fast food).
- Escolha carboidratos de qualidade, como os contidos em grãos integrais e frutas. Por serem açucares (carboidrato = açúcar) mais complexos, a sua digestão é mais demorada, dando a sensação de saciedade por mais tempo, evitando queda nos níveis de glicose no sangue, controlando assim a liberação do cortisol (aquele mesmo hormônio de que já falei lá em cima).
- Introduza na sua dieta peixe, leite/derivados, vegetais verde-escuro, castanhas, pimenta, soja chocolate meio amargo (moderadamente), ovos, frutas como: banana, maçã e frutas vermelhas. Todos esses alimentos alteram a química cerebral, ajudando a melhorar o humor. (Para ver mais alimentos que melhoram o humor, clique aqui.)
Em geral, se você cumprir esses passos, a chance de você ter sucesso ou não ter crises nervosas durante a sua dieta ou mudança de hábito alimentar é gigante. Teste e depois me fale!
E agora, depois de tantos posts sobre dicas de alimentação saudável, peço a colaboração de vocês leitoras, para uma pesquisa que estou fazendo sobre hábitos alimentares.
Respondam e me ajudem a entender melhor a relação entre alimentação, exercícios físicos e satisfação pessoal, assim vocês aumentam os meus conhecimentos e me dão mais substratos para continuar a escrever por aqui! Prometo que divulgo o resultado! É só clicar aqui!
Bjos!
Cláudia Benevides