quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Gordura faz bem?



Olá Lulus!
A gordura é tida como a grande vilã das dietas e da conquista de uma vida saudável, mas saiba que ela é fundamental para dar energia, na formação celular e de hormônios, além de ser necessária para a absorção de vitaminas indispensáveis para o organismo (vitaminas K, E, D e A). Basta você conhecer os tipos de gorduras e dar preferência para ingestão das “gorduras do bem”. A recomendação é que 30% da ingesta diária de alimentos sejam de gorduras.

As gorduras podem ser consideradas como boas ou ruins. As gordurinhas do mal agem no corpo aumentando o risco para doenças, elas são as chamadas saturadas e trans, presentes em alimentos industrializados, fast foods e carnes gordurosas, por exemplo (fuja dessas). Já as do bem, são as do tipo poli e monoinsaturadas, que ajudam na redução do colesterol ruim no sangue.

Agora conheça alguns alimentos que são fontes dessas boas gorduras:
- Óleo de coco – para os que querem emagrecer essa é uma boa gordura, apesar de ter um alto teor calórico, ela é rapidamente absorvida, transformando-se em energia sem se incorporar no tecido adiposo. Além de ser rica em vitamina E, que combate os radicais livres e age no envelhecimento precoce. A recomendação são 2 colheres de sopa ao dia.
- Óleo de linhaça – Rico em ômega 3 e 6, que favorecem as funções cerebrais, controlam os níveis de cortisol, o que reduz o depósito de gordura abdominal. Ele também pode ser encontrado em cápsulas, mas cuidado não use sem orientação médica. E uma atenção especial para grávidas, onde é contra indicado o uso, por aumentar a chance de induzir abortamentos. 1 colher de sopa por dia é a quantidade recomendada.
- Nozes – É outra fonte importante de ômega 3, rico em vitamima E e do complexo B, que ajudam a dar energia. Estudos mostraram que essa oleaginosa tem poder anti-inflamatório, auxiliando a prevenção de doenças cardiovasculares. Só não exagere, são até 7 unidades por dia.
- Dendê – Não se assuste, é verdade, esse óleo faz bem, mas tem uma recomendação de consumo de apenas 2 colheres de chá ao dia, respeitando o limite, ele é rico em betacaroteno, que favorece a visão e age aumentando a ação do sistema imunológico.
- Azeite de oliva – É uma de qualidade, age nas funções cerebrais, ajuda a reduzir o colesterol ruim, dificulta o depósito de gordura abdominal, além de aumentar a produção de serotonina, melhorando o humor. Recomenda-se 2 colheres de sopa.
Então Lulus, agora que vocês já sabem qual gordura consumir, na próxima comprinha  no supermercado inclua esses itens na listinha!

Todos esses alimentos acima são chamados de funcionais, se você saber mais sobre esse assunto, clique aqui.
Bjos!