domingo, 8 de abril de 2012

Famosos com psoríase


É uma doença de pele,  não contagiosa.  As células da nossa epiderme se reproduzem em excesso, causando as lesões. Não há cura, é uma doença crônica, o que significa que teremos que conviver com ela pelo resto da vida.  A pele normal renova-se a cada 21 a 28 dias. A pele de um portador de psoríase  se reproduz de maneira tão rápida que leva de 2 a 6 dias para renovar-se, por isso as lesões na pele, placas avermelhadas ou escamas. Embora não seja a causa, sabemos que fatores emocionais como stress e ansiedade agravam a doença.
Cerca de 2 a 3% da população mundial possui psoríase, entre elas, famosos, celebridades, personalidades que marcaram a história!
A cantora country norte-americana LeAnn Rimes luta contra a psoríase há 25 anos. Olhando LeAnn Rimes, é difícil acreditar que ela já teve 80% de seu corpo tomado pela psoríase, uma doença de pele inflamatória e crônica. A artista vencedora do Grammy escondeu a doença por anos, mas aprendeu a controlar os sintomas com um estilo de vida saudável e tratamento.

Como você decidiu se envolver na campanha “Pare de esconder e comece a viver”?
Eu sempre fui discreta quanto à psoríase. Tenho a doença desde os dois anos e é um peso enorme a batalha que ainda travo. Escondi por toda a minha vida. Consigo controlar com o dermatologista certo e o tratamento certo há 5 anos. Depois que consegui ter controle sobre a psoríase em vez de ela me controlar, quis falar para que as pessoas saibam que há esperança

Kim Kardashian é conhecida no mundo todo como símbolo sexual, mas no último episódio do reality show "Keeping Up With The Kardashians", após notar o aparecimento de várias feridas em seu corpo, ela procurou seu dermatologista, que a diagnosticou com uma doença de pele genética auto-imune psoríase, que causa erupções. Kris, a mãe de Kim, teve o mesmo problema na idade dela.
Kim Kardashian é uma das mulheres mais fotografadas do mundo e, por isso, diz que sofre uma grande pressão para estar perfeita sempre. "As pessoas não entendem essa pressão. Sofro com isso, tenho de ser perfeita".


Jon Lovitz, famoso pelo seu senso de humor, o apresentador do The
Saturday Night Live, também é portador de psoríase. Participou de diversas campanhas, em uma delas, contou a sua história.
"Havia noites em que eu poderia me debater e girar de coceira e dor", escreveu ele em um ensaio Huffington Post. "De manhã, eu acordava com os lençóis da cama e as minhas roupas cobertos de escamas. Todo lugar que eu fui, saí um pouco de JonLovitz por trás ... "
Quem diria, que a co-apresentadora do Esquadrão da Moda ( What Not to Wear)  e guru da moda e estilo, sabe melhor do que ninguém o drama dos portadores de psoríase. Diagnosticada aos 4 anos de idade, Stacy, suportou por anos surtos com
pruridos dolorosos e escamosos,  e na idade adulta tornou-se porta voz do PATH, fundação nacional da psoríase, que oferece dicas de como viver com a doença e manter boa saúde e 'estado de espiríto.

"Eu quero ajudar a capacitar as pessoas a terem uma abordagem muito realista ao lidar com estes tipos de doenças",disse a revista OK! sobre a  decisão de se envolver. "Eu realmente acredito que irá conduzir você para uma qualidade melhor e com uma visão mais positiva sobre a sua vida."


Art Garfunkel, da dupla Simon & Garfunkel, percorreu longas distâncias para tentar tratar sua psoríase. Anos atrás ele visitou o Mar Morto em Israel, numa tentativa de aliviar a coceira.
Eu tenho psoríase", explicou ele pouco depois de sua visita ", e eu tenho dito que se você flutuar em que a água leve e salgada, será muito bom para a pele.
" Ai de mim, ele disse: "Eu achei  não só muito terapêutico como bonito. "

Participante e umas da vencedoras do America’s Next Top Model, CariDee English, construiu uma carreira pela sua beleza, apesar de alguns dias não se sentir tão linda assim. Diagnosticada com psoríase quando criança, CariDee já teve surtos tão graves que ficou com 70% de seu corpo coberto pela psoríase.
Em 2010, ela lançou fotos de si mesma antes e depois de uma crise de psoríase. "Eu queria torná-lo uma fonte de empoderamento", disse ela sobre sua decisão de publicar as fotos. "Eu pensei: 'Como posso utilizar melhor esta crise para ajudar outras pessoas?" Eu decidi que iria documentar-me totalmente exposta, com a esperança de que se uma menina ver, poderei dar-lhes esperança há algo de concreto lá fora, que pode ajudá-los. "



Um dos mais celebres escritores, também foi portador de psoríase. Jonh Updike. é um escritor americano, poeta, contista e crítico literário. Obra mais famosa de Updike é a série Rabbit iniciada em 1960, que seguem a vida do jogador de basquetebol Harry 'Rabbit' Angstrom, escritas num período de mais de trinta anos e pelas quais ganhou por duas vezes oPrêmio Pullitzer. Como um adolescente, Updike foi incentivado por sua mãe, que era também um escritora, para escrever enquanto participava de Shillington High School. Updike e sua mãe teveram a doença de pele psoríase. Updike cresceu em uma família relativamente pobre. Falta de dinheiro não o impediu de entrar na Universidade de Harvard com bolsa integral.

Também de sua autoria, As Bruxas de Eastwick, escrito em 1984, tornou-se um best-seller e grande sucesso no cinema, no filme homônimo estrelado por Jack Nicholson e Cher.
Mais livre para falar, Updike tornou-se quase um símbolo. No livro, Consciência a flor da pele, dedicou uma capítulo a contar como a psoríase determinou sua relação com o mundo, desde a infância. Traz a literatura para o cotidiano de quem é obrigado a se colocar diante de um mundo que suporta com dificuldade aquilo que escapa aos padrões.
 Por causa da Psoríase, Updike conta que, apesar de ter um pai treinador, não aprendeu a nadar na infância, só na Universidade quando, a contragosto e sob constrangimento, foi intimado ao exercício.
 Confessa: “A psoríase põe a gente a pensar. Estratégias de dissimulação ramificam-se e a autocrítica não tem fim. Somos compelidos ao espelho, a toda hora; a psoríase obriga ao narcisismo, se concebermos um Narciso que não gostava do que via.” Ainda segundo ele, a doença pode ter sido determinante para a escolha da profissão, já que excluiu a priori as atividades que exigissem boa aparência. Casou-se cedo: “Porque, tendo uma vez encontrado uma mulher graciosa que relevou minha pele, não me arrisquei a perdê-la e a tentar encontrar outra“.
 Muitos encontraram na literatura uma forma de expressão. Além de Updike é o caso do autor como Nabokov que falou diversas vezes no mal que o assolava, sem jamais dizer o nome da doença. Escrevia sobre o tratamento, sobre as principais crises, porém, sem dar nome ao que, por diferentes ocasiões, determinou fisicamente o seu destino. Não conseguiu, nem na vida real, nas entrevistas, nem na ficção, ultrapassar o estigma a que a palavra remete e remetia com mais intensidade na época em que viveu.

Além de famosos atuais, há relatos de pessoas que marcaram a história com casos e crises de psoríase :
Sem hora para se mostrar, a psoríase determinou passagens, no mínimo, curiosas. Por causa dela, o revolucionário Jean Paul Marat, um dos líderes da Revolução Francesa, foi surpreendido e morto em uma banheira, enquanto tentava amenizar, com um banho de ervas e medicamentos, os sintomas.
Outro personagem marcado pela psoríase foi Stalin. Conta-se que o ditador russo foi atendido por um médico durante uma crise e que, milagrosamente, teria sido curado por uma mistura feita de extrato de ovos. Impressionado, Stalin lhe teria dedicado a direção de um hospital e o médico foi enaltecido publicamente pelo feito. Diante de uma nova crise, Stalin procurou de novo o tratamento, que se mostrou sem qualquer efeito. Como conseqüência, o médico caiu em desgraça, perdeu o hospital, o prestígio e a vida.
Nem toda história, porém, se configura em tragédia. O promotor independente Kenneth Starr virou destaque na mídia internacional por investigar o caso Bill Clinton. A fama poderia nunca ter chegado, caso Starr não tivesse escapado da Guerra do Vietnã, por causa da psoríase. Favorável à guerra, convocado, ele foi reprovado no exame clínico.
Esse post serve para mostrar às pessoas, que qualquer um, pode ter psoríase e conviver com ela, até mesmo diante das câmeras. Que tanto as pessoas como seus portadores sejam conscientizados a não ter preconceito, nem ao olhar no próprio espelho!

Bjs e até a próxima!!!!!!

Lilian Oliveira