sábado, 26 de fevereiro de 2011

Chocolate faz bem à saúde!

Quem não é louca por um chocolate?

Você sabia que além de saboroso, o chocolate também mantém o coração saudável e até a manter o corpo em forma? Segundo o artigo da revista Health, esse são alguns dos benefícios que o chocolate pode nos proporcionar :


- Benefícios ao coração
Um estudo do Jornal of Nutrition concluiu que pessoas que comeram chocolate amargo possuíam níveis menores de uma proteína indicativa de inflamação, que poderiam levar a um ataque cardíaco. Isso ocorre porque segundo pesquisas, o chocolate contém níveis elevados de produtos químicos conhecidos como flavonóides e fenólicos, e alguns fenólicos podem diminuir o risco de doenças cardíacas. Também presentes no álcool, pesquisas concluíram que a ingestão moderada de álcool aumenta significamente os níveis do HDL Colesterol (bom), impedindo obstruções nos vasossanguíneas que poderiam causar doenças cardíacas.


Receita : Martini de Chocolate

85 ml de vodka (ou vodka de baunilha)

115 ml de licor de chocolate

25 gramas de chocolate em raspas

Em uma coqueteleira cheia de gelo, ponha o licor de chocolate e a vodka. Agite bastante a coqueteleira e coe o martini sobre 2 taças geladas. Coloque raspas nas bordas da taça e enfeite com as raspas de chocolate. Você ainda pode usar sua criatividade e incluir uma pitadinha de canela ou quem sabe até pimenta!

Claro, estamos falando do uso moderado do álcool! Isso não significa que você deva beber, pois existem outras formas de se manter saudável e prevenir problemas de saúde.


- Melhora o seu humor

Não é a toa que quando estamos pra baixo (pra muitas no período da TPM!) nós desejamos uma barra imensa de chocolate! Segundo estudos, o chocolate causa um aumento de serotonina, que é uma substância no cérebro que aumenta a sensação de prazer, e com isso alivia a depressão e ansiedade. Além de elevar os níveis de serotonina, as calorias elevam os teores de endorfinas, e enquanto a serotonina acalma a endorfina melhora o humor. Um estudo descobriu que até o gosto, textura e aroma pode nos fazer felizes!

Aqui é o clube das luluzinhas, mas se algum bolinha passar por aqui fica a dica de como melhorar em segundos o mau humor, depressão e desânimo de uma mulher : Basta presenteá-la com uma bela caixa de bombons, que tal meninas?!


- Suaviza e acalma a pele

Você sabia que o chocolate acalma e hidrata a pele? Isso quando utilizado como banho, pois o cacau possui agentes antioxidantes que além de acalmar e deixar a pele suave, previne o envelhecimento. Para um verdadeiro tratamento de SPA, experimente esse banho de Lauren Cox’s Eco Beauty : Misture 2 copos de leite com chocolate, 2 colheres de sopa de sabão líquido e uma colher de sopa de mel, despeje a mistura na banheira. O resultado prometido é de uma pele lisa e macia.

Curiosidade : Sabe aquele mito que chocolate causa espinhas? Não existe nenhum estudo que comprovem o chocolate com a aparição e agravamento da acne. Alterações e stress podem ser agentes desencadeadores da acne. Mas quem tem problemas com a oleosidade da pele, deve evitar alimentos gordurosos e sempre observar a reação da pele em relação a alimentação.


- Pode auxiliar a perda de peso!

Chocolate? Ajuda a perder peso? É isso mesmo? Sim, meninas! Segundo um estudo da Universidade de Copenhague, o chocolate produz a sensação de saciedade. Indivíduos que comiam chocolate desejavam menos salgados, doces e alimentos gordurosos (sim!!).

Mas tenha a certeza de escolher o chocolate certo, esse estudo é baseado no chocolate amargo. O porquê desse benéfico efeito do chocolate amargo ainda é um mistério, mas o importante é o efeito.

Infelizmente chocolate engorda sim, como tudo o que é comestível, né meninas? O ideal é optar pelos amargos, pois o chocolate ao leite e o branco contém quantidades maiores de gorduras e calorias.


Mas com tantos benefícios e tão gostoso assim, dá pra resistir?

5 comentários:

  1. esse dink parece ótimo!!!Chocolate é bom de qualquer jeito!!

    ResponderExcluir
  2. Gente!! Eu to de dieta, já q existe dieta da lua, do carneiro, do limão, do sabão e da sopa, vou fazer a dieta do chocolateeeeeeeeeeeeeeeee!! vou comer só isso o dia inteiro! hauuaua

    Adorei, só dispenso o drink pq eu não bebo rsrs

    Nossa agora bateu uma vontade imensa de comer um :( !!

    ResponderExcluir
  3. muito boa a postagem... não sou muito chegada em doces, mas um chocolate de vez enquando, não dá pra resistir, né? parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  4. Amei!!! nossa agora meu marido num vai ter como ñ me presentear com chocolates..uhauhauha

    ResponderExcluir
  5. Amo chocolate! só de ouvir falar já me dá vontade de comer.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pela opinião!