sexta-feira, 1 de junho de 2012

É possível desacelerar o envelhecimento com alimentos antioxidantes?



Olá Lulus!
Está em alta e na moda falar de alimentos antioxidantes, mas você sabe o que eles fazem?
Primeiro vamos entender como funciona o envelhecimento.
O corpo é composto por vários tipos de células, que se renovam, morrem e envelhecem ao longo do tempo. O processo de envelhecimento celular geralmente é diretamente afetado e acelerado de acordo com a quantidade de radicais livres produzidos pelo organismo. Quanto maior for o nível de radicais livres maior é a agressão celular.
A produção de radicais livres é influenciada por fatores do próprio organismo, mas também por fatores externos, como exposição à fumaça, poluição, tabagismo, ingestão de bebidas alcoólicas e alimentação inadequada.
E quando falo de envelhecimento não pense que estou falando apenas de uma pele enrugada, esse processo envolve o corpo como um todo, inclusive o cérebro, deixando sua cognição, memória e raciocínio mais lentos.
O envelhecimento humano é uma realidade biológica, não podemos simplesmente bloquear esse processo, mas podemos diminuir a produção de radicais livres (principalmente de fatores externos). E, usar a alimentação saudável como uma arma para diminuir a produção desses radicais pelo organismo introduzindo alimentos antioxidantes na sua rotina diária.
Conheça alguns alimentos que têm alto poder antioxidante:
- Alimentos ricos em vitamina A, C e E, como: cenoura, abóbora, espinafre, brócolis, vegetais verde escuro, soja e frutas cítricas (laranja, limão e tangerina).
- Cacau: chocolate amargo é rico em cacau e ainda ajuda a melhorar o humor.
- Chá verde: as catequinas são as responsáveis pela ação antioxidante do chá verde.
- Suco de uva: rico em resveratrol que tem alto poder antioxidante.
- Tomate: fonte de licopeno.
A alimentação saudável é um excelente caminho para o combate ao envelhecimento precoce, mas não se esqueça de outros hábitos de vida saudável, como praticar exercícios físicos, parar de fumar e diminuir a ingesta de bebidas alcoólicas. Com isso você vai ter uma pele, corpo e mente em dia por muito mais tempo!
Conheça um pouco mais sobre alimentos funcionais clicando aqui.

Cláudia Benevides