quinta-feira, 7 de abril de 2011

Toxoplasmose : Os gatos são inocentes!

"Vc come cocô de gato? Pelo visto, os roteiristas das novelas da Globo, sim! Ignorantes e despreparados, deram ontem a falsa informação na novela das 9 de que a toxoplasmose é transmitida pelos gatos só de encostar ou fazer carinho nele. Os gatos são portadores, mas a pessoa tem que mexer nas fezes do gato e colocar a mão na boca para contrair a doença. Se vc tem o mínimo de higiene, isso não acontece, certo? A toxoplasmose está em verduras mal lavadas e carnes mal cozidas. Milhares de gatos serão abandonados nos próximos dias e semanas porque a maioria da população não sabe disso. Proteste e evite o abandono de centenas de gatos de mulheres grávidas enganadas pela Globo! "

Olá meninas!!

Como amante e protetora dos animais resolvi fazer este post pois acredito que os gatos são muito injustiçados em relação a toxoplasmose.

Recentemente, em rede nacional, através da novela Insensato coração, a rede globo afirmou que a simples convivência com um gato pode causar a toxoplasmose, o que não é verdade!!

Tenho 6 gatos e 2 cachorros em casa! Se eu pudesse teria mais. Sim, dá trabalho! Limpo 'toneladas' de cocô diariamente, e continuei a limpá-los durante toda a minha gravidez e não tive nenhum problema por isso!!!

Resolvi fazer este post, porque quanto mais pessoas tiverem informações a respeito da toxoplasmose, diminuirão o preconceito e abandono contra esses seres que não tem nada além de carinho para nos dar. Desde pequena tenho gatos, não consigo viver sem eles, e 3 das minhas felinas foram adotadas na ONG Adote um Gatinho e antes mesmo da minha gravidez!


As três são irmãs e não quisemos separa-las. Ficamos muito felizes em adota-las juntas. Elas acompanharam minha gravidez, escalaram minha barriga muitas vezes e meu filho, desde os primeiros meses de vida, sempre demonstrou uma alegria imensa simplesmente ao olhar pra um dos nossos animais.

Por isso, não há motivo pra desfazer-se do seu gatinho porque você ficou grávida! Aliás, a minha opinião é que não devemos abandoná-los por motivo algum. Os animais tem sentimentos, são nossos companheiros, amigos, estão cheios de amor e carinho para dar! Abandona-los é um ato de irresponsabilidade e crueldade. Vamos lutar para ajuda-los.

Então aqui vai meu apelo as amigas blogueiras! Vamos divulgar essa mensagem porque os gatos são inocentes!!! Divulguem no twitter, facebook e onde mais puderem!

Vejam esse link, nele tem um email da rede globo e um modelo de carta-protesto para que possamos lutar por uma retratação da rede globo : http://ogritodobicho.blogspot.com/2011/04/em-rede-nacional-gatos-sao-acusados_06.html

Algumas informações sobre a toxoplasmose :

Para adquirir toxoplasmose é preciso INGERIR os oocistos, ou ovos do Toxoplasma. Isto é, você NÃO adquire toxoplasmose ao simplesmente tocar num gato, ou acariciá-lo, ou carregá-lo no colo!
Para adquirir toxoplasmose de um gato, é preciso mexer com as mãos nas fezes de um gato contaminado, e depois levar as mãos à boca. Assim, o uso de luvas na limpeza da caixa de areia e o ato de lavar as mãos antes de comer são medidas suficientes para que as grávidas continuem a conviver com seus gatos.

Lembramos ainda que a forma mais comum de contaminação pela Toxoplasmose não se dá pelo convívio com um gato, mas sim, pela ALIMENTAÇÃO, ingerindo carnes cruas ou mal passadas ou vegetais mal lavados, que contenham ovos do Toxoplasma.

Saiba mais sobre a toxoplasmose no site do Adote um Gatinho, clicando no link a seguir: http://adoteumgatinho.uol.com.br/materias/toxo1.htm

Beijos!

3 comentários:

  1. Adorei... tenho uma gatinha castrada e amo muito ela.

    ResponderExcluir
  2. bem minha mãe não mexia em coco de gatos e muito menos não passava a mão nos gatos e levava a boca (pq ela ñ curte gatos). Bem e SIM... ela teve toxoplasmose! concerteza a globo não está certa generalizando, mas aki tbm está se generalizando dizendo que isso só acontece se a pessoa não tiver higiene como foi postado, o fato é que minha mãe limpava (varria e passava pano) na casa do meu avô onde tinha 1 gato só, e teve a doença e foi diagnosticada a causa e tudo. Bem a pessoa não deve ter um animal e abandoná-lo, a pessoa q ama seu bichinho d verdade ñ abandona. Mas a toxoplasmose pega em condições a não ser as citadas pelo post.

    ResponderExcluir
  3. Quando engravidei, há 21 anos, fiz um exame para detectar se eu era imune à toxoplasmose. Isso quer dizer que provavelmente eu tive uma forma benigna da doença (parece um resfriado!) e não precisava me preocupar. Muitas mulheres são imunes sem saber, e se não são, um mínimo de higiene as protege! Já vi mulheres que vão em banheiro de shopping, e não lavam as mãos, ou molham e passam nos cabelos. Depois os gatos levam a culpa...

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pela opinião!