segunda-feira, 2 de julho de 2012

Conversa de bebê




É lindo ver o bebê mexendo as perninhas e os bracinhos. Um corpinho tão delicado que diz muito para nós.

Os bebês falam através do corpo e cada movimento quer dizer alguma coisa. Nós adultos com o passar da vida trocamos a comunicação corporal pela verbal e por isso às vezes nos primeiros meses é difícil entender a linguagem do bebê, é diferente da nossa.

Os bebês falam com o corpo e sentem tudo através do corpo. É por isso que quando os pais estão tensos o bebê reflete essa tensão. A forma como o pegamos diz muito para ele. Portanto, o bebê reage muito mais àquilo que sente e percebe através da pele do que o que escuta.

O tato é o primeiro órgão do sentido a se formar intra útero. Com tantos estímulos na pele na barriga da mãe, está explicado o fato do bebê preferir um colinho do que o berço. E tem coisa melhor do que colo?

O bebê procura o tempo todo esse contato, o estímulo constante na pele que recebeu durante a gestação. Embalar, aninhar, acariciar, massagear o bebê é de extrema importância para estimular a pele e mais ainda, entender os movimentos do seu pequeno.

Através do corpo o bebê expressará seus sentimentos e necessidades e a partir do momento que o bebê é compreendido torna-se mais próxima à solução.

Costumo dizer aos pais que a hora da Shantala é um momento especial para entender como os bebês se comunicam. Massageando o filhote os pais se colocam em inteira atenção ao bebê e percebem melhor o seu corpinho e como eles se movimentam.

Ontem num curso o pai disse que sabia quando o seu bebê de um mês estava bravo porque ele abria os dedinhos do pé e quando estava tranquilo os dedos do pé ficavam juntinhos. Durante o curso bateu aquela fome e o bebê chorou. Dito e feito vi tudo isso acontecer como o pai falou. O pai consegue identificar o que está acontecendo com o filhote e isso é o máximo!

Então, mãos na massa hoje! Tire a roupinha do seu bebê e boa Shantala!

Denise Gurgel
Fisioterapeuta Materno Infantil Especialista em Shantala e Bebês
www.cursoshantala.com.br