quinta-feira, 12 de julho de 2012

Férias! = Sol: Mocinho ou Vilão?


Olá Lulus!
Mês de férias escolares, essa época do ano é muito comum viagem para balneários, praias e resorts em busca de água, mar, sol e diversão. Principalmente nas regiões mais quentes do Brasil, como Norte e Nordeste (enquanto que aqui no Sul/Suldeste ficamos encolhidinhos debaixo das cobertas).
Para você que tem a felicidade de estar no calorzinho em uma época dessas (opinião totalmente viciada de uma Paraense que adora calor), vale umas dicas – recomendações da Sociedade Brasileira de Dermatologia - para não ter problemas no futuro devido à exposição solar em excesso:
 - Uso de chapéus, camisetas e protetores solares. Para o uso de filtros solares, é sugerida a reaplicação a cada duas horas e no caso de entrar na água ou transpiração excessiva. O ideal é que o Fator de Proteção Solar (FPS) seja de, no mínimo, 15.
- Deve ser evitada a exposição entre 10 e 16h.
 - É importante ressaltar que as barracas usadas na praia sejam feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material. 
Se você é branquela e está pensando em chegar à praia “arrasando” com um bronzeado artificial de máquina, a Sociedade Brasileira de Dermatologia fortemente desaconselha, pois tem índices muito maiores de raios UV que o sol e podem causar danos importantes a pele, até mesmo câncer.
Os cuidados com a exposição ao sol não deve ficar restrita aos momentos de passeios apenas, essa proteção deve se estender para o dia a dia (ou seja, protetor solar todo dia!), veja abaixo a diferença entre os lados do rosto desse senhor que ficou 28 anos se expondo ao sol, preferencialmente do lado esquerdo, devido à sua profissão de caminhoneiro:

Impressionante, não é?
Mas não pense que o sol é vilão, ele também tem o papel de mocinho nas nossas vidas. Ele é essencial para a produção e absorção da vitamina D pelo organismo. E a vitamina D, por sua vez, está envolvida na formação do cálcio, responsável pela estrutura dos ossos e envolvida no equilíbrio do humor. Portanto, tomar sol com frequência é uma questão de saúde (e bom humor!). Quando há pouca exposição solar, como nos países de clima frio, a pele produz vitamina D em quantidade insuficiente, sendo necessária suplementação alimentar (será  por essa razão que os russos têm uma expressão tão sisuda?).
Quer descobrir outros jeitos de melhorar o humor? Passa lá no meu blog, é só clicar aqui.
Agora é minha vez de sair de férias, ir para minha cidade natal e pegar um solzinho - com protetor solar, é claro!

Bjos e até a volta!