sábado, 14 de maio de 2011

Desenhando o Look: Geek: Tipos de óculos

O look desenhado hoje, traz um estilo geek (lê-se "guik") de ser: Com quase o mesmo significado de nerd, define o estilo de pessoas que amam tecnologia, design, jogos, eletrônicos e geralmente são muito inteligentes. A origem dessa história foi mais ou menos por 1876, com seu primeiro registro:
Tinha sinônimo de fool (bobo) e posteriormente passou a designar artistas ambulantes que ganhavam a vida exibindo-se nos mafuás ou nas ruas, em performances bizarras que incluíam arrancar a cabeça de uma galinha viva com os dentes ou comer insetos (em inglês: bugs).
Por analogia, passou-se a designar como computer geek aquele que ganha à vida "comendo" bugs de computador. HIstória um tanto excêntrica. Esse estilo classificou-se como "tribo" na década de 90. Se trouxermos para moda, identificando-os pelo gosto de se vestir, teremos um visual quase preppy: meio nerd arrumadinho, mas querendo ser cool.
Dá valor ao design e tem gosto apurado para o estético e visual.
No look, vestimos nosso croqui com um toque boyish, um camisetão, que virou uma chemise sofisticada, com um toque meio costumizado, a gola remodelada geometricamente,
mangas reaplicadas com uma estampa lúdica, assim como os botões também.
Afinal o geek ama joguinhos e suas inspirações passeiam por ai.


Os óculos são um acessório a parte e super importante no visual geek.
Abaixo, vamos especificar cada modelo e os que ficam melhor para cada tipo de rosto.


Escolha o seu!




Curiosidades e Maquiagem Por Mari Figueiredo:
Várias amigas e clientes me procuram falando “ Mari vou num casamento e preciso do óculos, não uso lente, o que eu faço? Posso me maquiar?” , gente... pode! Aliás, deve!
Lógico, você precisa usar um óculos adequado para ocasião, a Raquel pode esclarecer mais sobre essa escolha, mas a maquiagem só precisa seguir umas regrinhas para poder aparecer e não prejudicar no look.
O face chart que fiz sobre o tema tem tons pesados para mostrar que não precisa ser aquela make que quase não aparece:
Um preto esfumado no canto externo do olho, sem nem chegar no meio do olho e um tom de roxo para completar, cores bem vivas e legais para uma festa a noite, balada ou afins.
Agora, qual a regra e dica?

Cada lente é para um problema e cada uma dá um efeito diferente nos olhos:
· Miopia: A lente faz com que seus olhos pareçam menor, então nesses casos é bom delinear os olhos fora da linha d’água, na raiz dos cílios na parte inferior, e na superior usar traço fino de delineador. Um truque que eu gosto muito, é de passar o lápis preto só até o meio do olho, sem contornar o olho todo, e se esfumar também só até essa parte, além de usar o lápis branco na linha d’água. (como na figura)
· Hipermetropia: Fazem o efeito contrário, elas “aumentam” os olhos, então já vale o delineado mais carregado tanto fora quando na parte interna dos olhos.

Não podemos esquecer também de não abusar do bom senso e combinar e harmonizar o modelo e cor dos óculos com o visual. Se sua armação é colorida e grande, use tons mais neutros tanto nas sombras, quanto nos lábios. Armações mais discretas, não coloridas já podem brincar um pouco mais com as cores da make.
O rímel é um problema, encosta na lente e borra, ou incomoda? É só não usar um alongador, pode até usar um de volume dependendo do caso, ou se não, um só para pintar e dar forma tradicional.
Simples, não tem erro! Se tiverem mais dúvidas sobre o tema é só perguntar que ajudo vocês.

fontes: Portal Ig/Wikipedia
Croqui por Raquel Provenza (Blog B-sides Fashion)
Make por Mari Figueiredo

4 comentários:

  1. Adorei o layout novo do blog!! Ficou lindo!
    Espero que gostem do post!
    Bjoks,
    Raquel

    ResponderExcluir
  2. Estou amando a coluna Desenhando o Look meninas!! bjs

    ResponderExcluir
  3. Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii estou louca por um oculos de armação grossa!
    Acho muito charmoso *-*

    Beijocas @JuhBareto
    www.territoriodemeninas.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que bom que estão gostando meninas!
    Estou gostando muito de participar!
    BJoks,
    Raquel

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pela opinião!