domingo, 8 de janeiro de 2012

Saiba a vida útil dos cosméticos!



Sabe aquele batom preferido que você queria que durasse a vida toda? Ou aquele lápis que você apontou até virar um cotoquinho? Será a hora de descarta-los?Algumas vezes precisamos exercer o desapego e jogar fora os queridinhos antes que eles se tornem fontes de bactérias.
A revista norte-americana Allure fez uma lista bacana de como reconhecer quando a vida útil da maquiagem chegou ao fim, mesmo que a validade do produto ainda esteja em dia. Veja as dicas, e após elas, esclareço algumas dúvida em relação a validade dos produtos importados!!!
Rímel: um dos itens que mais requer atenção na nécessaire, já que a escovinha entra e sai do recipiente da maquiagem e acaba carregando bactérias do ar pelo caminho, de acordo com o químico especializado em cosméticos Jim Hammer. A presença constante de bactérias pode trazer coceira, vermelhidão e até conjuntivite. O ideal é trocar de rímel a cada três meses.
Base: exceto pelas fórmulas em pó, as demais tem base de água, o que significa que são adoradas pelas bactérias. Uma embalagem fechada pode durar por anos, mas se já a usou alguma vez, sua validade é de, no máximo, 1 ano. Evite guardá-la em locais quentes, úmidos (como o banheiro), por serem locais de melhor proliferação de bactérias. Se sentir mudanças na cor ou cheiro, jogue fora para não ter irritações.
Corretivo: ele corrije manchas, não deve causá-las, o que pode surgir se você usar o cosmético muito velho. Os corretivos em pó ou bastão podem durar por até dois anos, enquanto os líquidos, apenas 12 meses.
Pó: com duração de até dois anos, alguns podem conter pequenas quantidades de extratos botânicos que são adorados pelas bactérias. Por isso, evite guardá-lo no banheiro ou em locais quentes e úmidos.
Blush: segue a mesma regra do pó, ou seja, dura bastante se não tiver água ou compostos botânicos. Os cremosos duram cerca de um ano. As esponjas e pincéis de aplicação devem ser lavados constantemente e guardados bem secos para evitar contaminações. Evite também aplicar o produto com a base ainda úmida no rosto. Se notar mudanças na textura do cosmético, é hora de comprar um novo.
Sombra: Hammer ensinou que as sombras devem ser substituídas a cada três meses para não causarem irritações nas pálpebras. Mesmo os que são em pó, por estarem em constante contato com a mucosa da pálpebra, trazem maior risco de contágio por bactérias. Atenção extra com as sombras cremosas. Aplique com os dedos bem limpos e secos e fique de olho nas texturas e cheiros para saber se há problemas com o cosmético.
Delineador: líquido ou em caneta devem ser trocados a cada três meses já que podem levar bactérias do ar para a pálpebra, causando irritações e inflamações. Na caneta ou lápis, descarte se formar uma película branca na superfície do produto.
Batom e gloss: tem poucas chances de virar criadouro de bactérias, porque quase não contém água, mas como estão sempre em contato com os lábios, o químico especializado em cosméticos ouvido pela Allure sugeriu substitui-los anualmente. Se houver mudanças na textura ou no cheiro, descarte imediatamente.
Esmalte: não se contamina por bactérias, mas pode secar e engrossar por causa da exposição ao ar enquanto pinta as unhas e, se ficar muito tempo estocado, alguns pigmentos podem sedimentar, bastando sacudir bastante para retornar à cor original.
Pincéis: se lavar e guardar bem secos, podem durar por anos, mas se as cerdas começarem a se soltar, é hora de substitui-los. Após o uso, limpe-os com papel-toalha e lave-os com shampoo de cabelo a cada duas semanas. Guarde bem seco e com as cerdas voltadas para cima.
Esponjas: as esponjas de maquiagem devem ser trocadas após dois usos, um de cada lado. Se ela tiver muita qualidade e secar bem quando lavar, mas lembre-se que esponjas velhas absorvem muita maquiagem e são habitat perfeito para bactérias.
Sobre a validade :
Já tive várias amigas ou clientes da loja que tiveram dúvida quanto à validade de produtos importados. Já estamos habituadas com a legislação brasileira, que exige data de validade seja impressa na embalagem, porém a legislação americana e européia são diferentes da nossa :
Cosméticos Nacionais 
No Brasil, a legislação determina que o prazo de validade seja impresso na embalagem do produto, bem à vista do consumidor, conforme Lei 8.078/90 – Código de Proteção e Defesa do Consumidor e Resolução 79/00, da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e suas atualizações. Na Resolução citada, além dos produtos permitidos e sua porcentagem numa formulação, encontramos:
Prazo de Validade: Tempo em que o produto mantém suas propriedades, quando conservado na embalagem original e sem avarias, em condições adequadas de armazenamento e utilização.”
Essa preocupação visa basicamente garantir a segurança e a eficácia do produto durante o período determinado.
Cosméticos Importados :
Indicar a data de validade, não será obrigatória para produtos cosméticos com validade mínima de mais de 30 meses segundo a Legislação Européia e Americana. Para esses produtos, haverá a indicação do período de tempo após a abertura para que o produto possa ser utilizado sem qualquer prejuízo para o consumidor. Esta informação deve ser indicada pelo símbolo abaixo :

Period after opening symbol or PAO symbol
PAO (Period-after-opening), ou, período após abertura em português,  é o símbolo que identifica a vida útil de cosméticos após sua abertura pela primeira vez. Ele retrata um pote aberto de cosméticos e é usado juntamente com um número escrito de meses ou anos.
O período é mais frequentemente representado de forma compacta como um número de meses, seguido da letra "M", como em "12M" por um período de 1 ano, por escrito. A letra "M" é a inicial da palavra mês, não apenas em Inglês, mas também em outras línguas. Vide exemplo :

Validade 12 meses após abertura.
 Os consumidores devem estar cientes de que as datas de vencimento são apenas regras de ouro, e que a segurança de um produto pode expirar bem antes da data de validade se o produto não tenha sido corretamente armazenado. Cosméticos que tenham sido armazenados de maneira inadequada - por exemplo, expostos a temperaturas elevadas ou luz solar, ou aberto e examinado pelo consumidor antes da venda final - podem deteriorar-se substancialmente antes da data de expiração. Por outro lado, os produtos armazenados sob condições ideais podem ser aceitáveis por muito tempo após a data de validade ter sido atingida.
Portanto, fiquem atentas as dicas e por mais triste que seja descartar aquele amado batom que ainda tem muito a ser usado, porém já passou da validade, façam-no por uma questão de saúde!
Fontes : Terra e Mulher Saudável
Lilian Oliveira