segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A imperfeição humana


Olá Lulus,

Essa semana conheci esse Tumblr e resolvi divulgar para vocês, pois com certeza vale o clique.

Celebrity Close-Up, mostra celebridades fotografadas de perto, ressaltando  acne, poros dilatados, rugas, pintas, pêlos  e em alguns casos, são clicadas até fazendo careta!

O que acho válido, ao divulga-las, é que não é apenas  uma dose de auto estima para todas as mulheres que se olham todos os dias no espelho e se incomodam com a pele, com a maquiagem, ou com quaisquer "imperfeições" naturais de todo ser humano, mas também serve para refletirmos sobre como a indústria da beleza impõe e vende essa perfeição, com tais divas como garota propaganda e nós, mulheres, nos deixamos levar por essa busca de perfeição, que ás vezes, se torna até uma neura para algumas.
Recorremos a produtos caros, baratos, populares. Recorremos a dietas, tratamentos estéticos e s0fremos por antecipação ao ter vontade de comer algo, e nos reduzimos a um estado de culpa, após comer.

Atualmente, a blogosfera está saturada de blogs de diversos segmentos, e o da beleza é um dos mais populares! Inúmeros blogs com looks, tutoriais, dicas de moda e produtos são descobertos por cada leitora, a cada dia, e alguns acabam fazendo parte da rotina de cada uma. A leitora vai lá, busca dicas, e um conteúdo de apoio, que acrescente algo á vida dela e a faça sentir melhor.
Portanto meninas, não me levem a mal pelo desabafo. Eu, como toda mulher, gosto de investir em coisas que me façam sentir melhor, mais bonita, mais segura, como maquiagem e cosméticos em geral. Admiro e apoio cada trabalho, de profissionais, ou amadores e entendo a dedicação e tempo que um blog exige, portanto não quero que me interpretem mal. Mas tenho um filho de 3 anos, e já me peguei saindo correndo de casa sem pentear o cabelo. Já tentei a maquiagem mais básica possível ao som de 'mamãe, vamos passear, vamos logo!' em um loop que fazem 2 minutos parecerem 10, e desistir. Ou simplesmente, houveram momentos em que eu estava de sac0 cheio e saí pela rua parecendo adepta do estilo "hiponga" e me deparei com mulheres com espelho na mão, se maquiando ou retocando no ônibus, metrô ou até no trânsito e pensei que por não estar fazendo isso talvez eu não seja normal, ou talvez seja normal demais.

Ouvi da diretora de merchandising de uma marca de cosméticos que a blogueira é uma ponte entre eles e o consumidor. A blogueira é a voz do consumidor e de cada mulher. É através dos blogs que eles sabem o que nós mulheres, consumidoras, pensamos e queremos.
Portanto, acho que já passou da hora, de exercitarmos a reflexão e crítica. Publicar opiniões verdadeiras, pessoais e únicas, das quais muitas se identificarão e outras criticarão, mas pelo menos são verdadeiras em relação a sua experiência. Buscar referências de blogueiras bem sucedidas é importante,  mas se você é bem sucedida, não custa nada oferecer uma palavra de apoio a quem está começando, mas o principal, independente do seu tempo de blog, número de seguidores, ou popularidade, é lembrar que acima de tudo, somos humanas, diferentes e imperfeitas então vamos valorizar a nossa 'beleza natural'.

Vamos deixar nossa natureza tão imPerfeita nos mostrar que a perfeição está muito além disso! Tentar enxergar profundidade no famoso clichê  'o que vale é a beleza interior' pode parecer besteira, mas cada ser humano vive de acordo com seus valores, que estamos cansados de saber, contém inúmeras e incontáveis diferenças. E sejamos gratas ao mundo de possibilidades que o mundo da beleza nos oferece para nos sentirmos melhores com cada pequeno ou grande detalhe que no incomoda.

Um brinde a liberdade de ser mulher. Ao mundo, á vida que nos dá a oportunidade de ser muito mais do que um rosto perfeito, um corpo em forma, e sim a possibilidade de ser único, cada qual, com sua característica adorada, ou indesejada, mas única.  E assim, quem sabe, questionar se o que é considerado belo e perfeito, e que parece tão distante de ser alcançado por cada uma de nós, talvez esteja tão próximo do que você pode imaginar. Ou talvez, possamos nos libertar e aceitar o que temos, e ao invés de procurar consertar cada imperfeição, ressaltar aquilo que mais gostamos em nós!

Abaixo, algumas fotos de celebridades extraídas do tumblr que acabou inspirando esse desabafo. Analise, e me diga : Qual a diferença entre você e elas? (eu sei, a conta bancária, mas por um momento, vamos esquecer esse grande detalhe,  ok? rsrs)
Jennifer Aniston

Fergie

Katy Perry

Madonna

Beijos, e espero seus comentários, críticas, sugestões!!