terça-feira, 17 de maio de 2011

Papilomavírus humano - HPV

Olá lulus, como vão?

Hoje vim conversar com vocês sobre um problema muito sério, principalmente para nós mulheres: a infecção pelo HPV, que tem sido associado diretamente com o câncer de colo de útero.


O Papilomavírus humano - HPV é um DNA-vírus do grupo papovavírus, com mais de 100 tipos reconhecidos atualmente, 20 dos quais podem infectar o trato genital. Estão divididos em dois grupos, de acordo com seu potencial de causar câncer. Os tipos de alto risco oncogênico, quando associados a outros co-fatores, têm relação com o desenvolvimento das neoplasias intra-epiteliais e do câncer invasor do colo do útero, da vulva, da vagina e da região anal.
A infecção é de transmissão frequentemente sexual, apresentando-se na maioria das vezes de forma assintomática (sem sintomas) ou como lesões subclínicas (inaparentes). Sendo a DST viral mais frequente na população sexualmente ativa (olha que perigo!).
Gestantes infectadas pelo HPV podem transmitir o vírus para o feto durante a gestação ou no momento do parto, não implicando obrigatoriamente em uma má formação do feto, nem impede o parto vaginal (parto normal). A via de parto (normal ou cesariana) deverá ser determinada pelo médico após análise individual de cada caso.




As lesões clínicas, quando presentes podem ser planas ou exofíticas, também conhecidas como condiloma acuminado, verruga genital ou crista de galo. (imagem ao lado)



Existem vários métodos de diagnóstica-lo (técnicas de magnificação e após aplicação de reagentes como o ácido acético - colposcopia. Quando assintomático, pode ser detectável por meio de técnicas moleculares). Citarei os mais básicos:


  • Papanicolau (preventivo ginecológico): É o exame preventivo mais comum. Ele não detecta o vírus, mas sim as alterações que ele pode causar nas células;
  • Colposcopia e peniscopia: Exame feito por um aparelho chamado colposcópio, que aumenta o poder de visão do médico, permitindo identificar as lesões na vulva, vagina, colo do útero e pênis. No caso feminino, a indicação está vinculada à suspeita de lesão cervical no momento da avaliação clínica ou se houver alteração citológica positiva para neoplasia intraepitelial ou câncer ou atipias celulares de significado indeterminado no papanicolau.
  • Biópsia: É a retirada de um pequeno pedaço para análise. Lesões verrugosas, localizadas na vagina ou vulva, que pelo aspecto levam ao diagnóstico clínico de infecção viral, no geral não precisam ser biopsiadas.

O tratamento tem por objetivo reduzir ou eliminar as lesões causadas pela infecção. E sua forma de tratamento depende de fatores como a idade da paciente, o tipo, a extensão e a localização das lesões, podendo ser por agentes tópicos (ex: Ácido tricoloroacético de 50% a 90%), imunoterapia (ex; Interferon) e cirúrgico (Exérese cirúrgica - bisturi de lâmina e cirurgia de alta freqüência – que retira a lesão).

As mulheres devem ser orientadas sobre a possibilidade de recorrência, o que frequentemente acontece nos três primeiros meses e aconselhadas quanto à necessidade de exame periódico de lesões do colo do útero.







Os parceiros sexuais de pacientes com condilomas devem ser buscados, uma vez que poderão se beneficiar de exame clínico para avaliação da presença de condilomas não suspeitados, ou de outras DST, e pela avaliação de lesões sub clínicas como NIP - Neoplasia Intraepitelial Peniana. Eventualmente, podem ser transmissores de condiloma para outras parcerias sexuais. Como o tratamento de condilomas não elimina o HPV, as mulheres e seus/as parceiros/as devem ser informados de que podem ser infectantes, mesmo na ausência de lesões visíveis. O uso de preservativos pode reduzir, o risco de transmissão para parceiros/as não infectados/as.
Mas calmas meninas. Exista uma vacina! Simmm. Existe a vacina que previne o HPV, apesar de não efeito terapêutico, ela imuniza contra os quatro sorotipos do vírus mais comuns e perigosos, então, mesmo que uma pessoa já tenha se contaminado com um deles, ao ser vacinado, ela se protege dos demais. Poréeeeem, essa vacina só está disponibilizada na rede particular e seu preço não é lá muito agradável, sendo que o ideal é que seja administrada antes do início da vida sexual.





Mas quando se trata de saúde, vale a pena né lulus?


Então agora que já sabemos um pouco mais sobre esse problema, vamos nos prevenir né. Sexo só com camisinha!!



Beijos e até a próxima!

5 comentários:

  1. Moniquita que medo auhauhaua vejo essa crista de galo bem na hora que fui comer uma torrada...

    Muito bom... tenho 3 amigos que já contraíram o vírus... ainda bem que não avançou!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Uau, que recepção he! he! otima materia, obrigado pela visita lá no blog, te digo que vou ficar por aki blog muito interessante o seu ,bjs

    ResponderExcluir
  3. Oiee joia??
    Com saude nao se brinca né???

    Vim convidar vc para o primeiro sorteio do meu blog,

    http://circulacaoup.blogspot.com/2011/05/primeiro-sorteio-do-blog.html

    Conto com a sua participação!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post!!!
    Este tipo de informação é sempre bem vinda!!

    ResponderExcluir
  5. Amei seu blog querida bjossssss...

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pela opinião!