domingo, 7 de agosto de 2011

Como escolher o shampoo?

Olá Lulus, vamos falar de cabelos?

Como você escolhe o seu shampoo? Pode parecer uma pergunta fácil, mas são diversas as marcas, preços e promessas no mercado, mas você sabia que existem tipos de shampoo? 

Então antes de escolher, saiba qual o tipo mais adequado de shampoo para o seu tipo de cabelo :

Shampoo Anti- resíduos : A função dele, como o próprio nome diz, é retirar os resíduos como excesso de cloro, sal, poluição, mousse, gel, pomadas, creme para pentear, e finalizadores em geral. Pode ser usado a cada 15 dias, antes de uma hidratação. Aliás, por abrir as escamas para retirar as impurezas é realmente recomendado que seja feita uma hidratação após usa-lo para evitar o ressecamento dos cabelos. Se você faz escova progressiva deve evitá-lo pois ele retira a química dos fios, e em caso cabelos com coloração, utilize com mais moderação, uma vez por mês por exemplo, pois ele também irá eliminar parte dos resíduos da tintura.  Procure comprar um anti-resíduos com PH neutro pois eles agridem menos por não retirar os nutrientes dos fios.

- Mas o que é PH?? Ph é o simbolo que determina o valor de hidrogênio que regula a acidez ou alcalinidade de um produto. Os valores variam de 0 a 14, sendo que de 0 a 7 são considerados ácidos,  O Ph do couro cabeludo está entre 3.8 e 5.6 (levemente ácido)  e esse é o Ph é ideal para ser usado diariamente, por ser considerado balanceado. O Ph ácido é aquele abaixo de 7, selam a cutícula. O Ph neutro é em torno de 7 e Shampoos com Ph alcalino são aqueles com ph maior que 7, abrem a cutícula (que é o caso dos shampoos antí-resíduos) e podem ressecar os fios. A maioria dos shampoos tem o Ph neutro, que fazem com que as escamas se abrem e os fios sejam limpos para em seguida, receber o condicionador que geralmente tem em torno de 5 e 6, fazendo com que as escamas se fechem. A maioria dos rótulos não contém a informação de Ph ( acho que seria uma boa, nós blogueiras, iniciarmos uma movimentação em prol dessa informação, não acham?) mas existem umas fitinhas medidoras.  

Shampoo Transparente : Eles podem ter cor, mas são transparentes. Seu aspecto é parecido aos de shampoos neutros e infantil. Servem para limpar os fios, retirando todas as impurezas pois ele abre as escamas e são geralmente indicados para cabelos oleosos. Se você vai fazer uma hidratação é ótimo usa-lo antes, assim o produto irá penetrar com mais facilidade nos cabelos. Caso seu cabelo esteja ressecado, também pode usá-lo mas é indicado usar em seguida um shampoo para tratamento intensivo. Nos cabelos normais, a sugestão é usá-lo pelo menos uma vez por semana. Sempre indicado ter um shampoo transparente em casa!

Shampoo Leitoso : É shampoo de tratamento, tem aspecto mais denso e espesso que os demais. Deve ser usado nos cabelos limpos, ou seja, após a utilização de um shampoo transparente. Sua indicação é para os cabelos quimicamente tratados ou secos, pela sua capacidade de hidratação. 

Shampoo Translúcido : É perolado, um meio termo entre o transparente e leitoso, ou seja, ele tem capacidade de limpar e hidratar, porém de forma um pouco mais superficial que os dois citados. Pode ser usado em todos os tipo de cabelo. 

Se você tem os cabelos danificados por processos químicos, o ideal é procurar um shampoo reconstrutor rico em proteínas e hidratante, leitosos e translúcidos são indicados, mas não esqueça que é importante limpar mais profundamente os cabelos, alternando o uso com os transparentes, mas usando na segunda lavagem o shampoo de tratamento. Se você tem cabelo oleoso o ideal é um shampoo transparente, por sua alta capacidade de eliminar os resíduos, e por fim, caso tenha cabelos normais, procure um shampoo que prometa manter seus cabelos saudáveis. 

Por fim, a importância do condicionador : é indispensável para todos os tipos de cabelos, principalmente para os cabelos secos e danificados pois ele faz uma reparação pós limpeza fechando as cutícula, fornecendo nutrientes, equilibra o Ph, protege de fatores externos como vento poluição, etc, além de ajudar na hora de pentear, é claro.

Não deixem de investir também em máscaras de tratamento, meninas! Espero que dicas as ajudem na hora de escolher, ou melhor, investir em seus cabelos!!

Beijos!!