sábado, 13 de agosto de 2011

Dicas para driblar a TPM


Olá Lulus!

Hoje vou falar sobre um estado que atormenta até 8 a cada 10 mulheres (e os homens que convivem com elas também) naquela semaninha que antecede a menstruação.
Essa “tensão” acontece, acreditam os cientistas, devido a mecanismos que envolvem alterações hormonais, deficiências de vitaminas, aumento dos mediadores das reações inflamatórias (prostaglandinas) e retenção de líquidos.
Então no período pré-menstrual passe longe de:
- Frituras e gorduras: o excesso de gorduras aumenta os níveis de prostaglandinas, piorando assim a reação inflamatória, causando aumento das cólicas, sensibilidade, dor de cabeça e mau humor.
- Sal e alimentos enlatados: alimentos enlatados são ricos em sódio, assim como o sal o aumenta mais ainda a retenção hídrica.
- Alimentos ricos em cafeína: o excesso de café, chá verde e chocolate nesse período aumentam a irritabilidade.
- Açúcar: evite o açúcar refinado em altas doses, pois estes pioram o humor, prefira o açúcar de frutas naturais para driblar a sua vontade de comer doces nesse período (se você quiser saber mais detalhadamente como o açúcar pode piorar o humor é só clicar aqui).

Agora que você já sabe o que evitar, descubra no que investir:
 - Leites e derivados: são ricos em cálcio, melhoram a absorção do magnésio, e têm triptofanos. Tudo isso junto ajuda a melhorar a retenção de líquidos, melhoram a dor e te deixam mais alegrinha, pois agem nos moduladores de humor no cérebro.
- Alimentos ricos em vitamina B6: por exemplo, banana, gérmen de trigo, aveia, salmão, atum e abacate. Estes ajudam o cérebro a liberar substâncias que aumentam a sensação de bem estar e melhoram a dor e sensibilidade, principalmente nos seios.
- Exercícios físicos: estudos demonstram que a prática regular de exercícios físicos pode reduzir em até 40% os sintomas da TPM.

Então Lulus, vamos dar um tempinho para nossos maridos, namorados e/ou irmãos e melhorar um pouquinho o humor nessa fase difícil do mês seguindo as dicas aí de cima.

Para saber mais sobre alimentos que melhoram o humor, indico a leitura de:

Bjos!