sábado, 20 de agosto de 2011

Síndrome dos Ovários Policísticos


Olá lulus, quanto tempo! rs
Hoje trouxe um tema para você conhecerem que vem se tornando bem comum entre as mulheres, que acomete inclusive essa luluzinha que vos escreve: A Síndrome dos Ovários Policísticos – SOP.
A SOP é doença endócrina complexa, que tem como elementos principais o hiperandrogenismo (aumentos dos hormônios masculinos) e anovulação crônica (a mulher fica sem menstruar, causando infertilidade).
Seu diagnóstico pode ser clínico, apenas pelos sintomas, como irregularidade menstrual ou amenorréia (sem menstruação) e os sintomas decorrentes do hiperandrogenismo: hirsutismo (crescimento excessivo de pelos - Escala de Ferriman-Gallwey - ver imagem), acne, alopécia (queda de cabelo) e seborréia. A obesidade também pode ser citada como uma característica da SOP, visto que ela pode agravar seus sintomas, porém as vezes a simples (porém difícil) perda de peso pode reverter o quadro (estou lutando para isso!!).
O diagnóstico pode ser facilmente confirmado através de uma ultrassonografia.
(Lembrando que esses sintomas podem variar de mulher para mulher... eu tenho a SOP e nem por isso estou cheia de pelos e sebo!! UFAAA)
No tratamento é necessário diminuir a produção de hormônios masculinos, o que se consegue por meio de pílulas anticoncepcionais que atuam também na unidade pilossebácea reduzindo a produção de sebo e o crescimento dos pelos e de dietas e exercícios físicos para as mais gordinhas =(.
Mas as que querem ter filhos (assim como eu) não precisam se preocupar, é só fazer o tratamento direitinho, ir regularmente ao seu ginecologista que o quadro é revertido. Há também medicamentos que induzem a ovulação (como o citrato de clomifeno) que podem proporcionar uma gestação. Caso nada disso dê jeito, ainda existe a possibilidade de fertilização in vitro.
O maior perigo é que pacientes com SOP apresentam risco aumentado para o desenvolvimento de câncer de endométrio e doenças cardiovasculares, bem como alterações no metabolismo de glicose e risco para desenvolvimento precoce de diabetes mellitus.
Espero que tenham gostado!
Dúvidas, críticas e/ou sugestões monica@clubedalulu.com
Beijosss