sábado, 17 de setembro de 2011

Conhecendo o PAPANICOLAU

Olá Lulus queridas, como vocês estão.
Lembram que no meu post sobre HPV eu comentei que ele pode ser diagnósticado através do exame Papanicolau/Preventivo/Prevenção/PCCU/Citologia Oncótica ou seja lá como for que vocês chamam aí no seu estado.



Mas então, que exame é esse? Como ele é feito? Eu preciso me preparar para fazê-lo? Faço de quanto em quanto tempo?
Ahhh suas dúvidas vão acabar hoje! (pelo menos eu espero)

Vamos lá saber um pouco mais sobre esse procedimento?


Ele é um exame bem simples, mas que faz toda a diferença, visto que ele tem como objetivo principal a prevenção do câncer de colo de útero, verificando as alterações no colo do útero.
Serve também para detectar infecções viróticas no colo uterino, como por exemplo verrugas genitais e herpes, e infecções vaginais tais como as causadas por fungos ou por trichonomas.

O primeiro Papanicolau deve ser feito no início da vida sexual. Em algumas situações, como a presença de corrimentos, o exame pode ser realizado mesmo durante a infância. E deve continuar por toda a vida da mulher, mesmo após a menopausa.

A frequência recomendada é de 1 vez por ano caso a mulher não apresente nenhum sintoma, mas na presença de qualquer alteração é só procurar um ginecologista não importando a última vez que o exame foi realizado.
O exame é colhido durante o exame ginecológico. Com a paciente deitada na maca, onde é inserido o espéculo (aparelho em forma de bico de pato) com a função de afastar as paredes da vagina. Depois, o médico coleta células do colo do útero com uma espátula e uma espécie de cotonete. O material coletado é enviado para análise em laboratório. As células são identificadas, verificando-se se estão dentro da normalidade ou se há alterações.












Para fazer o exame faz necessário a não utilização de ducha ou cremes vaginais durante os dois dias anteriores ao exame, nem a prática sexual dentro das 24 horas anteriores.

Muitos médicos fazem ainda junto com o Papanicolau a Colposcopia, um exame que permite visualizar a vagina e o colo do útero por meio de um aparelho chamado colposcópio que permite o aumento de 10 a 40 vezes do tamanho normal do colo uterino, permitindo verificar pequenas alterações impossíveis de serem vistas a olho nu. Nele são usados produtos químicos e corantes para realce de áreas a serem examinadas. Através dele, é possível diagnosticar lesões por HPV e realizar biópsias para analisar tumores.

É isso aí lulus, vamos pegar o telefone e marcar uma consulta com um ginecologista para fazer um preventivo sem medo?

Beijinhos!
Dúvidas, críticas e/ou sugestões monica@clubedalulu.com

Um comentário:

  1. Morro de medo, agora vou fazer o exame. sentir que nescessitooooo..

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pela opinião!