quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Quero ser mãe!



É assim que começo a primeira de muitas matérias bacanas que compartilharei com vocês por aqui! Fiquei super feliz em fazer parte do Clube da Lulu e quando a Lilian fez o convite não tive hesitei em aceitar, pois veio de encontro com todas novidades que desejo para esse ano!
Pensando na primeira matéria, afinal é a minha estreia por aqui (juro, estou ansiosa para saber como será), quero mais do que informar. Quero dividir as minhas descobertas e o meu sonho desse ano. Quero ser mãe!
Ok, sei que as minha amigas estão dizendo: - Xi, começou mais um ano e lá vem a Denise falando isso novamente e nada de bebê! Tudo bem, mas dessa vez é sério!
Quero ser mãe! Confesso que essas poucas palavras são capazes de despertar as mais variadas reações das pessoas! Algumas pessoas abrem um sorriso gostoso e dão o maior apoio, já outras questionam. Será que você está preparada para ser mãe? Você vai parar de trabalhar?
Para a maioria das perguntas e resposta é única, sim, sim, sim! Para muitas outras repostas sei que as descobrirei com o tempo, sendo paciente comigo mesma e vivendo um dia de cada vez.
Trabalho com bebês e crianças e já passei por todas as fases. Já quis engravidar para responder a todas as mães que perguntam se eu sou mãe, sim eu também sou mãe. Em outras fases, quis ser mãe por admirar o olhar de cada bebê com sua mãe e vejo isso todos os dias por ser fisioterapeuta especialista em Shantala (massagem para bebês e crianças). Essa ternura da massagem é encantadora! E agora quero engravidar porque sinto que é a hora emocionalmente e fisicamente.
Quando penso em todos os contras, só uma coisa vem na minha cabeça, aquele bebê lindo e cheio de dobrinhas!
A melhor fase
Todos esses questionamentos fizeram pensar, será que existe á hora certa para ser mãe? Pensando no nosso relógio biológico seria por volta dos 20 anos. É o momento perfeito para o organismo da mulher, tudo está tinindo! Óvulos maduros e novinhos prontos para fecundação e corpo em ordem para longa jornada dos meses de gestação. Pensando por esse lado tudo bem, mas já a minha cabeça nessa idade dos 20 anos, ulálá...eu estava acabando de me formar, tentava enxergar um futuro profissional e o coração, esse deixa para lá. Nem de longe eu estava com o pai do meu filhote. O corpo pedia, mas na minha vida estava tudo desencaixado nesse quebra cabeças.
Agora estou com 35 anos e tudo está nos trilhos. Algumas coisas precisam de alguns acertos, por isso voltei a fazer atividade física, estou reeducando a alimentação e aprendendo a amar cada vez mais o meu marido. A preparação vem de dentro para fora! Cada vez mais percebo isso. Estou preparando o ninho, afinal nos preparamos para tantas coisas na vida, emagrecemos para casar, fazemos exercícios para a chegada do verão e porque não nos preparamos para engravidar?
Estou assim, em preparação como um atleta! Por isso quis dividir com você essa nova fase de fraldas, tudo rosa ou azul e resolvi fazer um check list daquilo que acho importante nessa fase para o nosso corpo, cabeça e tudo o mais. Veja só:
- A gravidez deve ser um momento desejado pelo casal, portanto tem que ter muita conversa, pois a vida dos dois mudará para sempre. Eu e meu marido conversamos bastante e ele já é um paizão literalmente, pois tem três filhos do primeiro casamento (20, 16 e 12 anos). Eu o admiro muito por desejar retornar as noites insones e a nossa nova vida a dois. Além de muitas conversas, decidimos dar uma reformada na casa, assim nos preparamos por fora também.
- Antes de engravidar é necessário ver o plano de saúde, apesar das boas opções de casas de parto gratuitas existentes em todo o Brasil, parteiras modernas em casa e partos humanizados hospitalares. Enquanto não sei qual alternativa escolher estou estudando as melhores opções de assistência médica, pois temos 10 meses de carência para parto a cumprir.
- Check-up completo! Ginecologista, clínico geral e ter a mão uma boa dermatologista é ótimo para prevenir melasmas (manchas típicas da gestação). Fazer todos os exames e estar com o saúde em dia é essencial para encarar os nove meses com muita saúde e disposição!
- Reeducar a alimentação para essa nova fase e perder quilinhos extras se precisar. Essa fase é essencial para mim, afinal com o casamento o ponteiro da balança aumentou e consultar uma nutricionista especializada na saúde materno infantil é essencial para estar saudável.
- Exercícios, não dá para viver bem sem eles! São várias as opções e iniciar antes de gestar é essencial para dar continuidade depois. Comecei pelo pilates por ser uma ótima forma de alongar e fortalecer os músculos, assim a lombar passará bem toda a gravidez. Caminhada também é ótimo, por isso caminharei três vezes por semana num parque aqui do ladinho de casa. Quando essas duas atividades estiverem em harmonia começarei o yoga. E você, qual atividade o seu corpo pede?
- Ler muito! Informação para uma boa gestação e também sobre parto são essenciais. Como já trabalho na área muitas coisas eu já sei, e por isso gostaria de dividir algumas maravilhas com você. Dicas de livros para refletir sobre parto e derrubar mitos.
E quando acontecer o tão sonhado positivo virei aqui dividir com vocês! Até lá, vamos batendo sobre esse universo lindo e "louco" que é a maternidade!

Dicas de livros:
- Nascer Sorrrindo. Frédérick Leboyer
- Quando o Corpo Consente - Marie Bertherat
- Parto Ativo – Janet Balaskas

Denise Gurgel