terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Remédios para emagrecer: É seguro comprar pela internet?


  Olá Lulus,
Na minha rotina de consultório é enorme a procura para métodos de emagrecimento, dificilmente encontro uma mulher que não queira emagrecer (até mesmo aquelas que não precisam). E no geral, quem quer emagrecer, deseja que seja rápido e fácil. Então sempre vem a pergunta pelo remedinho.
No último semestre do ano passado o governo proibiu a venda de uma boa parte dos medicamentos usados no tratamento da obesidade, com o intuito de proteger a população dos possíveis e desastrosos efeitos colaterais.  Com isso o arsenal para prescrição médica ficou muito restrito e obviamente com indicações precisas. Discussões a parte se a medida do governo de cercear o uso desses produtos foi correta ou não, o fato é que essas substâncias nesse momento estão proibidas no Brasil.
Mas infelizmente vejo com freqüência esses medicamentos sendo comercializados em sites pela internet.
Amiga Lulu pensa comigo: se o governo proibiu a venda e manipulação dessas substâncias, onde nem profissionais capacitados, com anos de estudos, não podem mais prescrevê-las, qual é a segurança de se comprar um medicamento desses pela internet? Isso mesmo: Nenhuma! Ou, ainda que essa venda seja feita em farmácia de manipulação, essa comercialização é clandestina, sem algum processo de fiscalização de qualidade, por tanto nem se pode garantir que o que você acha que está comprando é mesmo a substância que lhe dizem que é.
Além dessas classes de medicamentos, frequentemente sou abordada por amigas, conhecidas e pacientes sobre outros remédios importados, vendidos também pela internet, que prometem emagrecimento rápido e seguro.
Lulus, todos os medicamentos no Brasil, são regulados pela Anvisa, instituição essa que garante a qualidade e segurança dos medicamentos vendidos no país. Esses produtos importados não passam por essa regulação, sendo praticamente impossível de garantir se dentro da formulação desses produtos tem realmente as sustâncias listadas e na quantidade descrita.
Então, para segurança da sua saúde e pelo seu bem estar, se você quer emagrecer, jamais compre medicamentos pela internet. Procure um profissional habilitado, para te ajudar e orientar quanto aos métodos seguros e corretos para o emagrecimento.
E lhe garanto uma coisa, não existe mágica para o emagrecimento, e sim disciplina e determinação.  Mas siga esse caminho, tenho certeza que não irá se arrepender!
Para complementar a leitura, indico: Alimentos que ajudam a secar a barriguinha!
Bjos!

Cláudia Benevides