segunda-feira, 6 de junho de 2011

ANTICONCEPÇÃO DE EMERGÊNCIA: A PÍLULA DO DIA SEGUINTE

Olá lulus, como vão?
Hoje trouxe um assunto bem polêmico e infelizmente, bem comum, entre as mulheres: o uso da pílula do dia seguinte como contraceptivo de emergência após uma relação sexual desprotegida. Vou tentar explicar como ele funciona e o risco que temos ao utilizarmos.

Antes de partimos para a “emergência”, vamos tentar entender como funciona nosso ciclo menstrual:



  • Logo após o término do ciclo da mulher, a glândula hipófise inicia o ciclo mensal secretando o hormônio folículo-estimulante (FSH). Esse hormônio "avisa" os ovários quando é o momento certo para preparar um folículo para a ovulação.
  • O folículo se desenvolve e começa a produzir o estrógeno. Ele faz com que o revestimento uterino aumente para que esteja pronto para aceitar o óvulo fertilizado.
    Logo antes da ovulação, os ovários também secretam progesterona e isso continua ocorrendo por aproximadamente duas semanas.
  • O hipotálamo e a glândula hipófise regulam o nível de estrógeno presente no sangue. Quando esse nível estiver suficientemente alto, a glândula hipófise libera o Hormônio Luteinizante (LH). Esse hormônio "avisa" o folículo para lançar o óvulo na Trompa de Falópio (trompas uterinas). O esperma pode fertilizar o novo óvulo na trompa no período de 24 horas.
  • Se o esperma fertilizar o óvulo durante esse período e as condições estiverem favoráveis, o óvulo fertilizado será implantado no revestimento uterino preparado e a mulher estará grávida. Caso não ocorra a fertilização ou se algo evitar a implantação, a mulher não irá engravidar e, após duas semanas da ovulação, irá começar a menstruar. Dessa forma, o ciclo se repete.







Embora haja apenas um período de 24 horas para que ocorra a fertilização de um óvulo, o esperma poderá permanecer no corpo da mulher por um período de três a cinco dias. Sendo assim, se uma mulher teve relação sexual sem proteção três dias antes da ovulação, haverá uma grande chance dela engravidar.






Embora os pesquisadores não tenham total certeza de como a pílula do dia seguinte funcione, eles acreditam que o levonorgestrel (nome genérico) evite a gravidez por interromper o processo de ovulação ou interromper a capacidade do esperma e do óvulo de se encontrarem nas Trompas. Alguns dizem que a droga pode evitar que o óvulo fertilizado também seja implantado, talvez fazendo com que o revestimento uterino fique menos receptivo ao óvulo.

Como efeitos colaterais podemos citar: vomito e a diarréia, alteração no ciclo menstrual, dor de cabeça, náuseas e sensibilidade nos seios decorrentes da alta dose de hormônio contida nas pílulas.





A eficácia da pílula do dia seguinte é maior quanto mais rapidamente for tomada depois da relação, e proporcionalmente menor quanto mais tempo se passar e quanto mais comum for seu uso. Em mulheres que usam a pílula do dia seguinte até 24 horas depois da relação em fazem uso do método esporadicamente sua eficácia chega a se de 95%. (imagem)



(Lembrando que são 2 comprimidos, ingeridos no intervalo de 12h)



Uma das grandes dúvidas que afligem as pessoas que usam a pílula do dia seguinte e mesmo assim a gravidez ocorre é se há algum risco para a saúde delas ou para o bebê. A resposta dos médicos é clara nesse sentido afirmando que não há nenhum registro de que algum problema já tenha acontecido ou possa a vir acontecer, o efeito da pílula do dia seguinte é somente evitar a fixação do óvulo fecundado no ovário não atuando sobre sua formação.



A pílula do dia seguinte é um anticontraceptivo de emergência e só deve ser utilizado por mulheres que tiveram algum acidente, furaram a camisinha, ou estavam desprotegidas naquele dia e em período fértil, ela NÃO deve ser utilizada regularmente a cada situação, pois cada comprimido tem o efeito hormonal de 10 comprimidos anticoncepcionais em média, ou seja, é uma bomba de hormônios no organismo da mulher que pode apresentar efeitos colaterais posteriores.



Portando, digo mais uma vez aqui no blog.. Meninas, vamos nos prevenir (tanto de uma gravidez indesejada quanto de uma dessas DSts que rolam solta por aí), vamos fazer sexo seguro, se você não curte camisinha e tem um parceiro fixo converse com seu ginecologista que ele lhe indicará métodos contraceptivos adequados, ok?



Espero que tenham gostado



Dúvidas, críticas e/ou sugestões: monica2cr@gmail.com



Beijos e até a próxima

Um comentário:

  1. Bem interessante este post, nunca fiz uso (ainda) desta pílula, bastante informativo.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pela opinião!