quarta-feira, 15 de junho de 2011

Proteja seu Coracão!

Olá Lulus,
Hoje estréio minha coluna nesse belíssimo blog, voltado para o público feminino. E como primeira matéria, decidi falar sobre como, nós mulheres, devemos proteger os nossos corações de doenças Cardiovasculares (infartos e anginas), que aqui para facilitar a vida vamos chamar apenas de DCV.
Pouca gente sabe, mas de acordo com os dados do Ministério da Saúde, após os 50 anos o infarto e o acidente vascular cerebral (derrame), é a principal causa de morte entre as mulheres, e, apesar de a  maior preocupação feminina ser com o câncer de mama, a incidência de morte por esta doença é de 4% contra 53% das DCV.
Muito do meu conhecimento na área de cardiologia absorvo no convívio diário com o meu marido que é cirurgião cardiovascular e que passa vários dias de sua semana com peitos literalmente abertos reconstruindo artérias obstruídas do coração, que foram ou seriam responsáveis por infartos. E ele é categórico em afirmar, baseado em estudos (é claro), que o prognóstico, ou seja, a qualidade de recuperação, das mulheres pós infarto é bem pior do que nos homens.
Calma! Não me xinguem, porque até o momento só dei noticias ruins sobre a relação DCV e mulheres, agora vem a parte boa: Mais de 90% dos fatores de riscos para DCV são modificáveis, então só depende de nós mesmas.
Ah... E Deus deu para gente uma proteção extra, o estrógeno, hormônio feminino, que determina uma proteção cardiovascular, mas como essa proteção acaba quando chega a menopausa, você deve proteger bem seu coraçãozinho até lá, para que ele não se sinta tão vulnerável com o “sumiço” do estrógeno, geralmente lá por volta dos 50 anos.
E o que fazer para proteger o coração?
1-      Livre-se do estresse (ou pelo menos controle os níveis): em resposta ao estresse o corpo libera cortisol em quantidades excessivas, hormônio que entre outras coisas, determina o aumento dos níveis de açúcar no sangue, aumenta a pressão arterial e ainda estimula o depósito de gordura abdominal. Nem preciso dizer que tudo isso é um péssimo negócio para o coração.
 Então, “Lulus”, para se livrar do estresse organize melhor suas atividades durante o dia, não queira fazer caber 30 horas de atividades em 24 horas do dia. Faça atividades que te façam bem como: ler, ir ao cinema, passear no parque, brincar com as crianças, sair com amigos, um bom jantar com o marido ou namorado, essas atividades vão liberar substâncias no cérebro que vão te deixar com sensação de bem estar.
Diante de uma situação de estresse, respire fundo, ajuda a oxigenar o cérebro e faz você pensar melhor e não reagir apenas com o emocional, o que piora os níveis de cortisol.

2-       Xô cigarro: Meu professor de cardiologia da faculdade deu a melhor explicação do que o cigarro faz com as artérias que eu ouvi até hoje: “O cigarro age como se fosse um garfo arranhando e ferindo as artérias por dentro”. Então nem preciso falar mais nada! Dê adeus ao cigarro se você quer aumentar suas chances de viver após os 50 anos.
3-      Diga não ao sendentarismo: Estudos comprovam que 30 minutos de atividade física leve a moderada (ex: caminhada moderada) de 5 a 6 vezes por semana, reduzem o risco de DCV em aproximadamente 35%. Se o objetivo for perder peso, tem que aumentar o tempo para 60 a 90 minutos.
      Mas atenção: a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) recomenda que se você tem mais de 30 anos, deve procurar o auxilio de um profissional médico para orientação quanto à carga e tipo ideal de exercício físico que você deve praticar.
Não exagere na carga, atividade física pesada diminui os níveis de estrógenos circulante nas mulheres. Eu fico impressionada assim como na vida, na medicina, tudo em exagero faz mal.
4-      Alimentação saudável e equilibrada: Coma em horários regrados, invista em fibras, frutas e vegetais e pensando no coração, coma peixe pelo menos duas vezes na semana. E cuidado com o exagero no consumo de  açucares e sal.
6-     Controle sua saúde: Se você tem problemas de saúde como níveis de colesterol e/ou triglicerídeos elevados, diabetes, obesidade e hipertensão arterial (essas doenças elevam o risco de DVC) recomendo fortemente que você siga direitinho as orientações do seu médico para o controle dos níveis dessas enfermidades.


Então Lulus, por hoje é isso.
Recomendo a leitura de dois artigos em meu  blog se você se interessou pela “gestão das emoções”, e uma dica extra de como proteger seu coração com música:
Bjos