terça-feira, 14 de junho de 2011

Cuidados estéticos durante a Gravidez

Olá luluzinhas! Hoje o post é feito especialmente para as futuras mamães. Um assunto muito importante e que com certeza, preocupa muito as futuras mamães são os cuidados com a pele e corpo durante a gestação. E claro, é muito importante durante esse período, aproveitar e curtir ao máximo, sem preocupações com estética, mas alguns cuidados são muito importantes, senão no futuro teremos que correr atrás no prejuízo, não é?

Durante a gestação, além das alterações hormonais que deixam a mulher mais sensível e suscetível a alteração psicólogica (durante a minha gestação, em um certo período, chorava feito louca no ombro do marido despejando todas as minhas neuras e preocupações...rs) , ocorrem também mudanças estruturais no corpo.

Para facilitar vamos dividir os cuidados de acordo com cada trimestre :

Primeiro Trimestre : Essa fase é muito delicada pois ocorre a formação dos órgãos do feto, portanto cuidados com o uso de produtos e medicamentos é essencial e sempre consulte o seu médico. As mudanças no corpo ainda são discretas, mas já inicia o processo de acúmulo de líquidos e distenção abdominal. Sessões de drenagem linfática são super recomendadas durante toda a gravidez, pois ela estimula a circulação venosa e linfática, reduzindo a retenção de líquidos e inchaços, além de aliviar problemas relacionados às mudanças hormonais como enxaqueca (eu tive muitaaaaa nessa período!), insônia, dores musculares, constipação intestinal além de proporcionar relaxamento na gestante, mas a drenagem da região abdominal deve ser evitada durante a gestação.

Limpeza de pele e hidratação também podem ser feitas, sempre tomando cuidado com os produtos utilizados que devem ser o mais naturais possíveis.

E ATENÇÃO : O uso de filtro solar é obrigatório para as futuras mamães!! Álias, não só para as futuras mamães, todas sabemos a importância do uso do protetor, mas durante a gestação devido à alteração dos hormônios, podem surgir manchas chamadas Melasma. ou Cloasma Gravídico, cujos fatores desencandeantes são a exposição sem proteção ao sol. São manchas escuras, consequência do aumento de melanina na pele. O Cloasma pode não ser permanente, desaparecendo no fim da gestação. Mas existem diversos tratamentos para manchas, que podem ser feitos com auxílio profissional. Mas é claro, melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?
O ideal é adotar como rotina, a limpeza da pele e o uso de protetor solar, lembrando que mesmo no inverno devemos usa-lo, pois apesar da temperatura baixa, não estamos salvas dos raios UVA e UVB que podem causar inúmeros problemas para a pele.

E a cabeleira????

Uma questão muito importante é evitar química nos cabelos durante o primeiro trimestre. É de consenso geral que a química deve ser evitada, mas alguns médicos liberam após esse período. No meu caso, minha médica não liberou o uso e eu também procurei evitar no período, afinal o mais importante é ter o nosso bebê saúdavel, mas para as mamães que tingiam e querem tirar a divisão de cores dos cabelos, consultem o seu médico. Alguns liberam químicas, outros não. Existem poucos estudos a respeito, portanto você deve ouvir o seu GO, sempre! Alguns liberam produtos que não contenham amônia, como tonalizante e hena, mas no primeiro trimestre toda química deve ser evitada, ok?

Permanentes, alisantes, escovas progressiva e definitivas não são permitidas durante a gravidez. Lembrando que o período de amamentação segue a mesma regra : cuidado com os produtos que vão utilizar, e muita química é vetada, ok? Consulte sempre seu médico, antes de fazer quaisquer procedimentos.

Hidratação, queratinização podem ser feitas sim. As queratinas são produtos seguros, proteínas não tóxicas, assim como outros produtos de hidratação. É comum a queda de cabelo durante a gestação, principalmente no terceiro trimestre, por isso hidratar é bom, e evitar química, mais ainda!

Segundo Trimestre : Nesse período, o bebê já está praticamente formado e as mudanças corporais da mulher já podem ser percebidas pois ocorre o aumento do abdômen (olha o barrigão aparecendo!!que lindo!), também o aumento da retenção de líquidos que podem causar inchaços nas pernas e pés, e podem aparecer varizes. 

O inchaço, chamado pelos médicos de edema, surge no final do segundo e começo do terceiro trimestre. É totalmente normal, embora muito incômodo. O volume de sangue circulante no corpo da mulher aumenta devido a essa retenção de líquidos. Geralmente os membros inferiores, como pernas e pés, são afetados mas podem surgir inchaço em todo o corpo, inclusive no rosto. Mas como amenizar o processo?
Bom meninas, evitar o uso de sal na comida é muito importante, pois o sal é um dos fatores de retenção de líquido. Fazer hidroginástica é super recomendado e alivia muito. Mas se a grana estiver curta pra academia (afinal, preferimos gastar com enxoval e decoração do quarto do baby, né), fazer caminhadas também ajuda.

Outra coisa que ajuda MESMO, é elevar as pernas. Coloque alguns travesseiros, ou algo que faça volume e eleve um pouco as pernas e pés, pelo menos durante uma hora. Faça isso à noite, pois pelo menos pra mim, ajudou!
Também recomenda-se o uso de meias elásticas de média compressão. Além de ajudar com o inchaço, também ajuda em relação às varizes. Muitos "vazinhos" roxos aparecerão, devido ao aumento de circulação sanguínea já comentado, mas o uso das meias ajuda sim, a prevenir a formação das varizes.  
Além das meias, cintas também podem ser usadas. Eu também usei, por recomendação da minha médica, pois ela ajuda a evitar a distenção da musculatura abdominal, o rompimento das fibras elásticas e a formação de estrias. Óbvio, que não dá pra se evitar completamente, mas ajuda bastante.
Os médicos recomendam coloca-las de manhã e só tirar a noite, pois uso da cinta, também ajuda a suportar o peso do abdômen e diminui a dor lombar.
Nesse período o eixo de equilíbrio do corpo também muda, e o caminhar da gestante passa a ser pendular. Eu brincava com o meu marido dizendo que andava igual a uma pata, mas é isso mesmo meninas. A coluna é projetada pra frente e a cinta ajuda muito a minimizar as dores na coluna.

E as estrias????Devido aos ganho de peso, elas vão aparecer, sim. Elas surgem quando a pele estica de forma muito intensa, e suas estruturas (colágeno e elastina) não suportam a pressão e rompem, ocasionando aquela 'cicatriz'.  As áreas mais afetadas são a barriga e os seios. Mas há como prevenir? Sim!
Bom, a primeira coisa recomendada por todo médico, lida em todas revistas e artigos é : controlar o peso! Mas falando como mulher, e mãe, acho que o mais importante é curtir esse momento especial! Então se tiver vontade de comer algo, coma sem culpa. No final da gravidez quando meu marido ligava dizendo que estava saindo do trabalho eu me despedia dele assim : "Tchau, beijo, te amo, chocolate". Pois é, no finalzinho da gravidez eu ficava literalmente desesperada por uma barrinha de chocolate....rs. Engordei 20 quilos na gravidez!! E estrias? Graças ao óleo de amêndoas e um creme hidratante chamado Mater Skin, eu não tive!

O Mater Skin foi criado especialmente para a gestante. Ele contém 3 óleos muito importantes na hidratação da pele :

Óleo de amêndoas doces: Óleo vegetal rico em ácidos graxos, dentre eles se destaca o ácido oléico. Com propriedades nutritivas, é auxiliar na melhora da flexibilidade e elasticidade da pele.

Óleo de macadâmia: É a maior fonte natural de ácido oléico (40%) e palmitoléico (25%). Por isso repõe com facilidade esses lipídios que a pele perde com o passar dos anos e através da ação de agentes externos (sol, poluição etc).

Óleo de calêndula: Possui alto teor de ácidos graxos, com ação emoliente.

Além disso, Materskin® possui uma combinação de silicones, o que torna o produto fácil de aplicar, agradável, de rápida absorção e toque suave. 

Eu recomendo, porque usei e não tive estrias durante a gravidez, eu usava principalmente na barriga. Existem outros produtos similares, que podem ser indicados por seu médico.Também usei muito óleo de amêndoas, álias uso até hoje porque tenho a pele do corpo muito seca. 

Terceiro Trimestre : Esse é o mais cansativo de todos pois o desgaste físico é muito grande. Fora a ansiedade! É difícil andar, dormir (não tem posição que fique confortável), dirigir, até respirar! E a gestante começa a se preparar e planejar o parto.

A preparação dos mamilos durante a gestação é muito recomendada! O uso de creme hidratante nos mamilos não é muito recomendado, pois o creme irá deixar a pele macia e durante a gestação o importante é prepará-los para amamentação, deixando a pele dele o mais grossa possível para a mamãe não sofrer com fissuras e rachaduras.  Massagens e banhos de sol são recomendados. 
Já durante a amamentação, para evitar fissuras nos mamilos, é recomendado cremes a base de lanolina. Eu ganhei na maternidade uma amostra de uma pomada chamada Lansinoh.

É um produto importado e totalmente seguro, não precisando ser removido antes da mamada. É muitooooo bom MESMO!
Pode ser usado à partir do 7º  mês de gestação.  

O que é Lansinoh®?
Lansinoh® é a lanolina mais pura do mundo.
Lansinoh® é produzida através de um processo patenteado que a torna completamente hipoalergênica. Qualquer um pode fazer uso de Lansinoh® mesmo que apresente alergia à lã ou mesmo a outras lanolinas. Por ser tão pura e segura, pode ser usada até mesmo nas peles mais sensíveis, sendo o único produto em sua categoria que auxilia a pele a restabelecer e manter a sua própria umidade, essencial para torná-la macia, flexível e saudável.

O lado negativo é que embora o produto seja excelente, o preço não ajuda muito. Por ser importado, é meio carinho, mas vale a pena o investimento. Bom, outro santo remédio pra ressecamento, fissuras e rachaduras é a Bepantol. Nesse post a Aline fala sobre o uso da bepantol para rachadura dos lábios, e ele também ajuda nos mamilos, porém o chato é que a região deve ser totalmente higienizada antes da amamentação. Por isso, a Lansinoh é ótima e prática, por ser segura e você não precisar ficar retirando.

Nesse período as consultas pré-natais serão mais frequentes, a gestante se sentirá mais cansada e debilitada, por isso o ideal é descansar. Cuidados estéticos são importantes pra evitar danos maiores no futuro (depois correr atrás do prejuízo é pior, e mais caro!), e durante alguns meses após o parto, a mamãe ficará mais preocupada com o bebê e também vivenciará uma mudança de rotina muito grande, por isso, falo por experiência, é importante curtir e relaxar durante a gestação.

E por experiência também, ressalto, quando possível a gestante deve tomar todos os cuidados citados. Hoje meu filho está com dois anos de idade, passei muito tempo preocupada com os cuidados com ele, principalmente quando bebê (pra mim ainda é um bebê...rs), mas agora está numa fase mais independente e posso cuidar mais da 'vaidade feminina', que enquanto mães, acaba ficando em segundo plano! É verdade, muitas de nós deixa de ir ao salão arrumar o cabelo, fazer unhas, cuidar da pele e fica muito preocupada com o peso que ganhou após a gravidez que às vezes demora pra ir embora. Mas nunca, jamais, deixamos de ser mulher. Então espero que tenham gostado do post e que sirva de ajuda pra muitas futuras, tentantes, ou para as que planejam 'um dia' se tornarem mães!!

Beijos e até a próxima!