sábado, 23 de julho de 2011

Conhecendo a Endometriose

Olá Lulus, como vocês estão?
Hoje vamos falar sobre um problema que pode acometer as mulheres em idade fértil, levando até a infertilidade caso não seja tratado corretamente: a ENDOMETRIOSE.




A endometriose é definida por um crescimento do tecido endometrial (tecido que recobre o interior do útero) em outras partes do útero ou em outros órgãos da pelve. Ela pode se desenvolver em qualquer mulher que menstrua, especialmente naquelas que nunca tiveram filhos e quando existe história da doença na família.
Ela não tem uma causa certa, mas comenta-se que geralmente é causada devido a um refluxo do sangue menstrual através das trompas, podendo atingir diversos locais dentro do abdome, porém é necessário a mulher ter uma predisposição individual para o desenvolvimento da doença, já que este refluxo é considerado normal. Ela pode surgir também quando células com potencial de se transformarem em qualquer tipo de célula, localizadas em diversos locais do organismo, se transformam em células do endométrio. A presença desse tecido fora do interior do útero causa uma reação do organismo provocando lesões, aderências entre diversos órgãos e formação de nódulos.

Seus principais sintomas são: cólica menstrual intensa, sangramento uterino anormal (fora do período menstrual), dor durante a relação sexual e infertilidade. A dor crônica pode levar a problemas como cansaço, insônia, alterações de humor, depressão, tensão pré­menstrual e dor lombar.
A infertilidade causada por esta doença pode ser devido a diversos mecanismos: quando ela acomete as trompas, pode provocar obstrução e impedir o encontro entre o óvulo e o espermatozóide, assim como dificultar a captação do óvulo pela trompa; no ovário, a endometriose pode interferir diretamente na ovulação. Há também a produção de algumas substâncias pelos focos de endometriose que interferem na liberação e na captação do óvulo. A reação do organismo à doença faz aumentar a presença de células de defesa nos locais onde existe a doença, e estas células de defesa podem atacar também espermatozóides e até mesmo o embrião que irá se implantar no útero.
O diagnóstico de certeza é feito através por meio de observação direta por cirurgia, através da laparoscopia (imagens) ou de uma laparotomia, associada à biópsia das áreas de endométrio.


O objetivo do tratamento irá depender da queixa da paciente, podendo ser o controle da dor ou a correção da infertilidade. O controle da dor é realizado através de antiinflamatórios e de tratamento hormonal, também tem como objetivo suspender as menstruações, evitando-se a progressão da doença, e promover a regressão dos focos de endometriose.
Às vezes o tratamento cirúrgico torna-se necessário, especialmente nos casos onde as lesões são muito extensas ou quando os focos de endometriose são muito grandes.


Mas calmas meninas, após o tratamento, existe a possibilidade da paciente engravidar espontaneamente ou por meio de fertilização in vitro!



Espero que tenham gostado


Beijos meninas e até a próxima.

Dúvidas, críticas e/ou sugestões: monica@clubedalulu.com